Política

Colunistas Geral Política São Sepé

Ventos do Sul
Segundo analistas de pesquisas eleitorais, só se justifica a posição de Lula nas últimas sondagens, beirando os 45%, por um super eleitorado que o petista nunca teve no Rio Grande do Sul. Alguns institutos de pesquisa têm apontado, no Sul, um desempenho do candidato incompatível com o histórico de derrotas do petista, mesmo quando esteve no auge, e isso explicaria a suposta vantagem de mais de vinte pontos sobre o atual presidente Jair Bolsonaro. Essa é a avaliação do presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, com vasta experiência em pesquisas no Sul, que sempre foi hostil ao ex-presidente.

Diferente
Ao contrário da média do Estado, São Sepé não teve vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno de 2018. Isso deve se repetir em 2022.

Caravana do PDT
Um evento regional do PDT, trará para São Sepé lideranças estaduais e nacional do partido, como o folclórico Cabo Daciolo, o pré-candidato a governador Vieira da Cunha, deputados federais, estaduais e pretensos candidatos na eleição desse ano. O movimento será sábado, dia 25, ao meio dia, no CTG Ronda Crioula. Depois, a comitiva vai para Santa Maria, acompanhar mobilização política do ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann, que tentará uma vaga na Câmara Federal, levando como bandeira de trabalho a Educação, pauta histórica do PDT.

Pensionista
Eduardo Leite é o mais novo pensionista do Estado. É o que denunciou a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Barth, que o apresenta como beneficiário de uma aposentadoria especial de R$ 39,9 mil mensais, eterna, tudo por ter exercido o cargo de governador durante pouco menos de quatro anos. A Lei sancionada em 2015 pelo próprio Leite, proíbe pagamentos de pensões para ex-governadores, mas os casos anteriores caracterizariam direito adquirido e os pagamentos prosseguem. A legislação que beneficiou ex-governadores fala em mandatários que exerceram os cargos em caráter permanente, o que não é o caso do tucano, que renunciou em abril para ser candidato ao Planalto, missão que resultou em fracasso.

Pela Segurança
O vereador Renato Rosso, do PP, tem sido um defensor incontestável da Segurança Pública em São Sepé. O alvo das críticas é o Governo Estadual, que – conforme o edil – não cumpre promessas de reposição de efetivo. O líder do Governo Ranolfo Vieira Jr, assim como do governo antecessor, de Eduardo Leite, é o mesmo: o deputado Frederico Antunes, do PP, o partido de Renato.

Com Candidato
O MDB lançou Gabriel Souza como pré-candidato a governador, mas o projeto do partido está afundando na instabilidade do cenário causado pelo anúncio de Eduardo Leite, que concorrerá à reeleição. O deputado estadual Beto Fantinel, que tem fortes vínculos com São Sepé, é um dos que defendem que Gabriel não abra mão de concorrer, já que o MDB tem histórico de crescimento nas pesquisas, e o baixo desempenho nas pesquisas desse momento não é um empecilho para viabilizar a candidatura.

Esgoto a Céu Aberto
O secretário da Infraestrutura Leopoldo Farias focou na solução de um problema histórico dos bairros: o esgoto pluvial à céu aberto. Em várias regiões da cidade, obras de canalização já começaram a repercutir positivamente, uma vez que as últimas chuvas não invadiram as casas no bairro Santo Antônio, por exemplo. Embora gerem incômodos, os serviços têm sido elogiados pelos moradores que tem o problema das suas ruas resolvido.

Cozinhando
O presidente Jair Bolsonaro não decidirá nada sobre a proposta de adesão do governo gaúcho ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, pelo menos até o final das eleições. Não vai conceder este tipo de vantagem aos tucanos, que tem Eduardo Leite como umas das joias no cenário nacional. Se aceitar o RRF, Bolsonaro dá fôlego de investimentos. Em tese, não há prazo para que o presidente despache o pedido, que está com todas as burocracias concluídas.
O nó da adesão poderia ter sido desatado ao final do governo José Ivo Sartori, mas seu sucessor recém eleito, Eduardo Leite, impediu-o de fazer isto, alegando que renegociaria seus termos, mas não o fez.

 4,687 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *