Pesquisa do Detran/RS

Colunistas Geral São Sepé Trânsito

Importante essa pesquisa feita pelo Departamento de Trânsito do RS, neste estado, 52% dos acidentes de trânsito envolvem condutores ou veículos em situações irregulares. Pelo DETRAN/RS é apontado que de 2.043 motoristas mortos no período pesquisado, 52% apresentavam alguma irregularidade, como falta de Carteira Nacional de Habilitação, suspensa, cassada ou bloqueada. Outra situação gravíssima, é que destes acidentes pesquisados, 35% dos mortos tinham influência de álcool como resultado das causas de acidentes. Segundo o Diretor do DETRANS, Marcelo Soletti, não dá para aceitar esse índice de alcoolemia, ou seja essa quantidade de motoristas que ainda apostam na impunidade e saem a dirigir pelas Rodovias Gaúchas cometendo esse tipo de crimes.

O próprio Diretor do DETRAN/RS diz que não podemos generalizar, porque existem bons condutores, mas essa parcela de maus condutores, estão colocando em risco a vida de muitas famílias na nossa Sociedade. “Infelizmente, essa pesquisa não é surpresa”. Nesse período foram registrados 2017 acidentes de trânsito, com 6.009 (Seis Mil e Nove) vítimas. Entre elas, 2043 condutores de veículos, caminhões e motocicletas e outros veículos e, destes, pelo menos 1066, ou seja 52% estavam enquadrados em alguma situação apontada pela pesquisa.

Entre as faixas etárias, as que mais preocupam as autoridades, são os jovens, 73% dos registros de acidentes no RS, são envolvendo os jovens, na faixa etária de 18 a 20 anos de idade. Praticamente todos com irregularidades. Nos horários mais comuns, foram registradas mortes de noite e na maioria dos casos de madrugada. O diretor do DETRAN alerta que após a pandemia, ou seja em 2022, a situação ainda é mais preocupante, com um acréscimo de 30% do número de acidentes.

Conclusão:

O Diretor do DETRAN/RS, coloca para a Sociedade Gaúcha um quadro muito preocupante envolvendo a mortalidade nos acidentes de trânsito do RS. Entretanto, isto não é nenhuma novidade para a Sociedade, sabemos que os jovens são os que mais morrem no trânsito, muitos embriagados ou drogados, eu diria até que praticam o “Suicídio” em muitas vezes dirigindo nas circunstâncias apontadas pelo DETRAN. “Falados os termos surpresa e novidades na publicação”

As novidades que a Sociedade espera das nossas autoridades são: Entre elas, colocar em prática os Planos de mobilidade urbana, em todos os Municípios, porque desta triste estatística do DETRAN/RS constam os Municípios também. O Governo Federal bem que poderia liberar parte do “Orçamento Secreto” para financiar a mobilidade dos Municípios. Outra fonte que seria muito bem aceita e com simpatia da nossa Sociedade, é o Confisco do Fundo Eleitoral de 2022, metade dos “Seis Bilhões” resolve o problema da mobilidade de todo o Brasil, o que seria uma causa nobre.

 415 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *