Política da semana

Colunistas Geral Política

Começou
Essa semana, começou o jogo eleitoral. As convenções partidárias já definem candidatos a presidente, governador, e deputados. Em São Sepé, em princípio, terá três políticos disputando votos, todos para deputado estadual: Matheus Leão, Renato Rosso e Kéio Santos. Os dois primeiros debutam em eleições estaduais. Já Kéio acumula duas disputas a deputado, ambas com boas votações, com foco local. Esse ano, com três políticos com boa inserção social, a disputa será acirrada. Quem for mais bem votado, ou até eleito deputado, vai ser protagonista importante na próxima eleição municipal, em 2024.

Prefeiturável
Kéio Santos diz que concorre em 2024 a prefeito, aconteça o que acontecer. Segundo o político, que já foi vereador e vice-prefeito, sua candidatura não depende de apoio de outros partidos. Vinculado indiretamente ao PP, Kéio está atualmente filiado ao Partido Solidariedade.

Cada um no seu quadrado
Os vereadores Matheus Leão, do PDT, e Renato Rosso, do PP, tem visões diferentes da política local. Enquanto Matheus trabalha nas pautas do governo municipal, sendo um dos mais fortes nomes da Administração Municipal, sempre ao lado do prefeito João Luiz Vargas e do vice-prefeito Fernando Vasconcellos, e dos vereadores Tavinho Gazen e Zilca Camargo; o vereador Renato luta por espaço junto ao eleitorado de direita. Ex-presidente do PP local, ele já fechou dobradinha com o desconhecido Sérgio Turra, deputado estadual que concorre a federal neste ano.

Estadista
Na Câmara de Vereadores, foi bem recebida a informação de que o prefeito João Luiz Vargas está costurando com o vice-presidente Hamilton Mourão duas obras importantes de pavimentação na cidade: o Corredor das Tropas e o acesso à Arrozeira, pelo Posto Cotrisel. Embora sejam políticos com visão ideológicas antagônicas, João Luiz e Mourão aparentemente se deram bem. Por duas oportunidades, em ligações telefônicas, o vice-presidente manifestou estar de olho no andamento dos projetos sepeenses.

Se não pedir não vem
Na visão da Prefeitura de São Sepé, todos os pedidos de recursos devem ser encaminhados aos políticos de Porto Alegre e Brasília. Não pode haver interdição ideológica quando o tema envolve melhorias para o município. Mês passado, o vice-prefeito Fernando Vasconcellos intimou o grupo de assessoramento técnico para que trabalhassem em forma de força tarefa para não perder o prazo de uma emenda indicada de última hora pelo Senador Luis Carlos Heinze, do PP. Embora as dificuldades da burocracia, o recurso foi confirmado e estará disponível para investimentos na área de esportes.

Revisando
Em entrevista ao Podcast No Rules, o diretor do Escritório de Desenvolvimento, Leandro Gonçalves, confirmou que a Prefeitura está revisando o Plano Diretor do município. A ideia é possibilitar que novas empresas e empreendimentos possam se instalar em São Sepé. Conforme o diretor, o estudo levará em conta as sugestões da comunidade, com audiências públicas e participação popular. O trabalho contará, também, com a participação de técnicos de várias disciplinas, conforme orienta o Estatuto das Cidades.

Afroempoderamento
A prefeitura de Caçapava do Sul incluiu o município em ações do Governo do Estado que valorizam a população negra do município. Na semana passada, mulheres caçapavanas participaram de encontro sobre Afroempoderamento, em Porto Alegre. A pauta é moderna, e tenta vencer o tabu do Racismo, ainda presente nas comunidades.

Afroempreendedorismo
A Prefeitura de São Sepé organizou, na Semana do Empreendedorismo, um evento sobre Afroempreendedorismo. Há muitos empreendedores que focam no público negro como clientela, e precisam vencer barreiras muito grandes, por parte dos governos e das empresas, já que existe um obstáculo cultural nesse tipo de atividade econômica.

 3,453 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *