Após curso, alunos começam a trabalhar e abrem seus próprios negócios

Ass. Imp. Pref. Destaque Geral Nossa Gente São Sepé

No final do ano de 2021, através de uma parceria entre o SENAC e Prefeitura Municipal de São Sepé, foi realizado um curso de Corte e Costura no município. Na oportunidade, vinte vagas foram ofertadas para a comunidade – dessas, a maioria está trabalhando com um negócio próprio, em casa ou em empresas do município.
A oficina faz parte do Programa Capacita + São Sepé, do Escritório de Desenvolvimento. Para o Diretor, Leandro Gonçalves, é muito importante ver o crescimento dos alunos após o curso. “Muitos estão produzindo produtos como roupas para pet, onde muitas vezes conseguem ajudar na renda familiar ou até mesmo, como a única fonte de renda da família”, ressaltou Leandro.
Ainda conforme Leandro, este tipo de ação mobiliza a realização de mais cursos no município.
Confira alguns relatos e algumas fotos dos materiais produzidos pelos alunos:
“A experiência foi muito boa, e hoje, além das máscaras – que produzi durante o curso, também faço bainha nas calças do meu esposo e do meu filho. Estou produzindo em casas algumas peças e estou fazendo consertos para a família”, ressaltou Rosane Silva Flores, uma das alunas do curso.
Para Valéria Fernandes Silveira, o curso de corte e costura foi muito proveitoso, pois sempre tem alguma coisa para costurar em casa, pequenos consertos, como troca de zíper, ajustes de roupas. “No mês passado fiz mais de 30 aventais onde trabalho. Costurei panos de prato também. Sempre tem alguma coisa para costurar”, afirmou.
“A atenção e o carinho da professora foi um diferencial que tivemos no curso. Uma pessoa maravilhosa, com um conhecimento amplo e que facilmente conseguia passar para todas nós”, relatou Gisele Teixeira Soares, quando se referiu a Professora do Senac, Maria Gelsi, que ministrou o curso.
Para quem já trabalhava na área ou tinha alguma experiência com o corte e costura, o curso veio agregar os conhecimentos. “Já costurava antes, mas aprendi muito, com o curso fiquei bem mais confiante no meu trabalho. Gostei tanto que até comprei algumas máquinas de costura”, disse Giovana Lima Machado que hoje trabalha em uma confecção especializada em uniformes.
“Sou artesã e sempre quis fazer corte e costura, então para mim foi ótimo”, relatou Jóice Machado. Além dos conhecimentos adquiridos no curso as alunas estão com uma expectativa de novas oportunidades. “Só tenho a agradecer ao Senac e a Prefeitura de São Sepé pela oportunidade e quando tiver uma nova turma gostaria de ampliar ainda mais meus conhecimentos”, relatou Adriana Silveira Madruga, que entre muitas costuras está se especializando em vestidos e indumentárias para prendas.

 225 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *