Atraso na expedição da Carteira Nacional de Habilitação

Colunistas Geral Trânsito

Segundo a nota publicada no G1/RS, o Detran do Rio Grande do Sul está com um atraso muito grande na expedição de Carteira Nacional de Habilitação. Ao menos, 70 mil candidatos estão na fila de espera para tirar ou retirar CNH no Detran/RS. Esses dados são confirmados pelo próprio Departamento de Trânsito, quando afirma que são 112 mil processos abertos no estado, mas 42 mil deles estão sem movimentação há mais de 12 meses. Segundo o órgão, são candidatos que nem mesmo tentaram realizar as provas.
Ainda assim, os candidatos relatam atrasos de até seis meses para marcar provas e dar andamento em seus processos. Uma candidata de nome Janete Prestes, afirma que iniciou o curso teórico em janeiro deste ano, as aulas práticas em maio, mas ainda pela demora do Detran, não conseguiu realizar as provas.
O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, afirma que a fila poderá chegar a 200 mil pessoas até o final deste ano e sem solução pelo Detran do RS. O diretor-técnico do Detran, Fábio Pinheiro dos Santos, diz que os atrasos foram motivados pela pandemia do Covid-19, reconhece o problema e afirma que os problemas já estão sendo superados. A explicação para todo esse atraso, é que durante a pandemia houve uma suspensão dos trabalhos por dois meses, na parte de aplicação de provas aos candidatos e isso represou o sistema.
O Detran afirma que atualmente são ofertadas mais de 50 mil provas práticas por mês, superando as 37 mil provas de antes da pandemia. O Sindicato dos CFCs, diz que há falta de profissionais para aplicar os exames e que é necessário sim um aumento desse número de profissionais de aplicação de exames para que o órgão possa dar conta dessa demanda e colocar em dia os documentos em atraso.
O Diretor do Detran, afirma que não há falta de funcionários do Detran para colocar em dia essa situação, mas sita algumas regiões do Estado onde as provas estão com mais demora, como por exemplo: Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.
O Diretor do Detran afirma que nessas regiões, estão atuando com forças-tarefas, com expediente inclusive nos finais de semana, para colocar em dia esse atraso. Estão marcando exames e provas nos sábados para dar melhor atendimento à população.
Aí está então o reconhecimento de público por parte do Detran-RS, do quanto a pandemia afetou esse setor, que agora vai ter que contratar mais profissionais desse setor para colocar em dia esse acúmulo de serviços.
A impressão que temos é que a crise desse setor é somente de pessoal devido ao acumulado de processos durante o período de pandemia, crise financeira está descartada, até mesmo porque o Detran está com sobra de dinheiro do caixa, lembram da barganha sobre as taxas de expedição dos certificados eletrônicos de licenciamento de veículos. Licenciamentos ao custo “zero”, mas o Detran continuou cobrando taxas indevidas de expedição, tudo aquilo, pelo silêncio ou concordância da Câmara dos Deputados, que preferiu prejudicar os contribuintes.

 165 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *