Política da semana

Colunistas Geral Política

Mais um sepeense na disputa eleitoral
Há um sepeense candidato a deputado estadual que não está nos olhos da mídia local: Rinaldo Penteado. Filho do brigadiano Vanderley Assunção, o advogado, que mora em Porto Alegre há 20 anos, ganhou fama estadual durante a pandemia, quando debateu a necessidade de abertura das escolas, depois que a justiça deliberou pela flexibilização de protocolos para serviços essenciais. O lema do político é “Lugar de Criança é na Escola”, mote que empolgou dezenas de famílias de estudantes na região metropolitana em 2021. Rinaldo concorre pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Debate
No domingo, ocorre o primeiro debate presidencial, pelo pool de veículos de imprensa capitaneados pela TV Band. Lá, Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estarão frente à frente. Os desconhecidos Felipe D’Ávila (NOVO) e Soraya Thronicke (UB) também participarão do evento. Será neste domingo, as 21h, com transmissão simultânea em diferentes canais da internet, e pela TV aberta Band.

Meio Morna
A primeira semana de campanha eleitoral dos políticos foi meio morna, como já era esperado. Com problemas na divulgação dos CNPJ das candidaturas e superlotação das gráficas, com demanda dos concorrentes com maior volume de santinhos, os que disputam candidaturas estaduais ficaram chupando o dedo. Pelo que parece, só a partir desse final de semana é que começarão a aparecer os primeiros adesivos e santinhos nas mãos dos cabos eleitorais.

Em estudo
Embora já tenha sido usado como argumento para diversas respostas que a Prefeitura tem dado a empreendedores locais, a tal revisão do Plano Diretor do município segue em estudo pelo Executivo. Por ser processo eminentemente técnico, com participação de equipe multidisciplinar, envolvendo engenheiros, arquitetos e advogados, a elaboração das propostas de modificação ainda não tem data para conclusão. O excesso de zelo não é um problema, pois das outras vezes, quando a Prefeitura correu para mudar o Plano Diretor para atender a demanda de um ou outro empreendedor, só causou transtornos ao desenvolvimento da cidade. O exemplo mais claro, e risível, é o caso do prédio no Loteamento Tabuleiro em que o empresário construiu para ser uma rodoviária, sem verificar viabilidade desse empreendimento a Prefeitura, que aprova os projetos técnicos, e sem conversar com a concessionária, que é a dona da prestação do serviço.

Ficha Limpa
Os quatro candidatos a deputado estadual de São Sepé, Kéio Santos, do SD, Matheus Leão, do PDT, Renato Rosso, do PP e Rinaldo Penteado, do PL, tiveram parecer favorável da Procuradoria Eleitoral, que verifica as pendências com a Justiça Eleitoral. O deferimento das candidaturas, como não houve impugnação, deve acontecer nos próximos dias.

Equilíbrio
Nessa semana, entidades sindicalistas de São Sepé juntamente com representantes do Escritório de Governo da Prefeitura, estiveram reunidos na sede do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), para tratar do convênio existente para os servidores. O Diretor do Escritório, Gabriel Leão apresentou uma proposta sobre transparência do plano de saúde, onde ficou acertado que o IPE possibilitará o acesso da Prefeitura para consultar a quantidade de utilização do convênio. Em São Sepé, a Prefeitura Municipal arrecada mais valores do que o Plano de Saúde gasta.

Público
A fofoca de que o Governo Estadual privatizará o IPE (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul) é FakeNews, segundo dirigentes do órgão. Mas como o ex-governador Eduardo Leite anda bem posicionado nas pesquisas eleitorais, e sua fama é de se desdizer depois da eleição, como fez com a privatização da CORSAN e Banrisul, há quem diga que o Plano de Saúde dos servidores está na berlinda. Em geral, sistemas e empresas públicas superavitárias costumam ser joias da coroa quando o assunto é privatização.

 170 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *