Prefeitura e DAER fecharão convênio para manutenção da RS-149

Ass. Imp. Pref. Geral Informativo São Sepé

Na manhã da terça-feira, 2 de agosto, o prefeito de São Sepé João Luiz Vargas esteve com o diretor geral do DAER, engenheiro Luciano Faustino, definindo convênio para a manutenção de estradas estaduais na região central. O pedido foi formulado conjuntamente com os municípios de Formigueiro e Vila Nova do Sul, visando melhorar a trafegabilidade do trecho da RS-149, da BR-392 até o município de Vila Nova do Sul. Para os trechos mais danificados, as Prefeituras – tão logo recebam autorização e contrapartida – poderão utilizar maquinário próprio.
Conforme João Luiz, 40% da lavoura orizícola de São Sepé e grande parte do transporte de bovinos da região são escoadas pela estrada, que apresenta vários trechos sem manutenção. O problema prejudica inclusive o transporte de pacientes entre Vila Nova do Sul e Santa Maria.
“As Prefeituras devem ter cooperação mútua, o atendimento emergencial dessa rodovia, via convênio, é parte da negociação que o Governo do Estado está fazendo para retomar a obra de pavimentação, que se encontra paralisada há muitos anos”, disse.
A pavimentação da RS-149 foi paralisada após entraves administrativos entre a empresa vencedora da licitação e o DAER, e, desde o início do ano, os municípios pressionam a retomada da obra no Plano de Investimentos dos próximos cinco anos. A expectativa é que a execução de toda a pavimentação demande R$ 80 milhões de recursos do Governo Estadual. Nas palavras do diretor engenheiro Faustino, o DAER estima que o custo de recuperação da estrada hoje sem pavimentação seja de R$ 1 milhão anuais.

 347 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *