Destaques da semana

Colunistas Geral Política

Referência Estadual
Repercutiu positivamente entre gestores do Estado a mobilização do vereador Tavinho Gazen, do PDT, que está mediando as questões relativas ao Plano de Saúde IPE e os servidores da Prefeitura de São Sepé. A solução que Tavinho propõe, por sugestão de um servidor municipal, é inovadora: a Prefeitura proporia um plano de recuperação do convênio com o IPE, baixando custos, através de uma política de racionalização do uso dos serviços, atualmente pagos descontroladamente pelo Poder Público. Bem verdade, o global de beneficiários sepeenses acaba mais pagando o plano do que usando seus serviços. E há, também, aqueles usuários que reiteradamente demandam o IPE sem necessidade. A mediação desse conflito, que resultará em uma redução dos custos do sistema, baixando alíquotas – ou não subindo – é uma tarefa que somente teve êxito pela articulação experiente de Tavinho, que acumula mais de duas décadas de mandatos e funções públicas.

Cadastro Efetivo
Para aferir se o IPE está descontando adequadamente os valores dos usuários sepeenses, em diálogo com diretores do Instituto em Porto Alegre, integrantes da Prefeitura definiram que criarão um sistema de monitoramento mensal do uso do Plano de Saúde e uma revisão sistemática dos custos do sistema, sempre que possível, reduzindo os valores pagos pelos servidores públicos municipais. A ferramenta é tecnológica e será implantada na Prefeitura. Essa também foi uma ideia de Tavinho Gazen, do PDT, vista com bons olhos pelos diretores do IPE, e por gestores públicos de outros municípios.

De Olho
O vice-prefeito Fernando Vasconcellos, que também preside a Fundação Afif Jorge Simões Filho, tem acumulado mais uma função em seu grande leque de atribuições na Prefeitura: fiscalização diária das obras de melhorias em espaços urbanos no município. Com quase 40 obras contratadas pelo Poder Público em andamento, os técnicos da Prefeitura fazem bom trabalho verificando questões de engenharia, mas a pressão para que as obras cumpram os cronogramas e não percam o prazo, tem sido uma das tarefas do gestor. O político corre para reverter uma série de exemplos negativos passados do Governo Municipal, como a paralização das obras da Creche do Bairro Lôndero e do Ginásio do Bairro Vitória, que ficaram anos e anos sem continuidade por falta de acompanhamento.

Destaque I
Consultor técnico da Prefeitura de São Sepé no início dos anos 2000, o atual diretor Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho) Hélio Marchioro foi destaque na Expointer, em Esteio. Técnico de renome nacional, Marchioro, sempre que pode, auxilia São Sepé em projetos que envolvam a cadeia produtiva do vinho.

Destaque II
É sempre destacada a participação do Sindicato Rural de São Sepé em eventos do agronegócio. Na Expointer, o presidente da entidade sepeense José Aurélio Silveira, representou não só São Sepé, como também a FARSUL, entidade que é vice-presidente. Este ano, mais uma vez, ele e os diretores Giovane Machado e Chico Ilha, foram citados como referências na representação do Setor Primário da Região Central.

Destaque III
O sepeense Jorge Piterini, ex-comandante da BM de São Sepé e atualmente produtor rural foi um dos homenageados na 18ª edição do Troféu Senar, na Expointer. Ele foi agraciado como Aluno Modelo do Senar-RS.

Destaque IV
A Cabanha Plátano de Maurício Silva Carvalho, localizada no Tupanci, interior do município, também foi premiada na Expointer. O prêmio conquistado foi de Grande Campeã Vaca Jovem da Raça Braford.

Destaque V
Já vitorioso nas Expointer, Edemundo Gressler, proprietário da Cabanha Coxilha Verde e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, foi um dos três vencedores da Medalha Assis Brasil este ano. A honraria é o maior reconhecimento do Rio Grande do Sul às personalidades que tenham se destacado por serviços de excepcional mérito na Agricultura e na Pecuária. Além do sepeense, a Medalha Assis Brasil será concedida à secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann e ao produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner.

Conclusão: quando o tema é agronegócio e políticas para agricultura, São Sepé é grande destaque estadual, em mais diferentes temas. Ao longo da Expointer, observou-se a relevância do município nas políticas e representações do Setor Primário, que é a âncora econômica do Estado.

 151 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *