Notícias em alta da semana

Colunistas Geral Política

Em alta I
O diretor do Escritório de Desenvolvimento, Leandro Gonçalves, está comemorando a divulgação do CAGED, que mostra que aumentou o número de vagas preenchidas no mercado local. De janeiro de 2021 até o final do primeiro semestre de 2022, São Sepé teve um aumento no saldo de 7% de empregos formalizados. Na balança entre empregos e demissões, o município está positivo mais de 200 postos de trabalho. O número é um dos melhores da região, frente a estabilidade natural do mercado da região. Santa Maria, por exemplo, o saldo é negativo. Em junho, o CAGED aponta 42 demissões na cidade vizinha, frente a uma geração de 39 vagas preenchidas em São Sepé.

Em alta II
O balanço total de empresas abertas/fechadas em 2021 e 2022, em São Sepé, é positivo em 391 empresas. Conforme o diretor do Escritório de Desenvolvimento, a retomada da desburocratização e a luta pela formalização de pequenos negócios, que é o foco da Prefeitura, tem ajudado nesse indicador. Todos os negócios criados, que precisam de apoio técnico e de gestão, contam com a parceria da Prefeitura para capacitação, oferecido pelo SEBRAE, no programa Cidade Empreendedora, que começou a funcionar em São Sepé no início desse ano.

Em alta III
A Prefeitura de São Sepé lança hoje o Programa São Sepé Mais Crédito. A proposta é oferecer empréstimos com juro subsidiado de até R$ 12 mil para pequenas e médias empresas. Todas elas passarão por um acompanhamento de gestão, com foco no crédito consciente. A expectativa é que os recursos gerados no programa, na ordem de R$ 1milhão, possam ingressar na economia local em Outubro.

Em alta IV
Muito das vagas de emprego geradas em São Sepé são oriundas do Programa Capacita Mais São Sepé, que oferece capacitação de mão de obra em setores da economia que tem carência de profissionais. Mês a mês, com apoio do SEBRAE e do Sistema S, a Prefeitura forma turmas de eletricidade, atendimento, costura, pedreiro, garçom e outras atividades que estão com vagas de emprego abertas.

Transporte Estudantil
Uma pauta do vereador Matheus Leão, do PDT, virou realidade nesta semana. Desde a última segunda-feira, jovens estudantes terão transporte para universidades de Santa Maria de forma gratuita. Toda a demanda que apareceu, 48 pessoas, foi contemplada com a política pública. Serão disponibilizadas 2.500 passagens por mês, em diferentes horários, para atender indiscriminadamente estudantes que tem aula pela manhã, tarde, noite ou finais de semana. A conquista é histórica, pois há muitos anos era uma luta dos estudantes.

Gastronomia também é cultura
O dinâmico presidente da Fundação Afif Jorge Simões Filho, Fernando Vasconcellos, vai repetir a dose do sucesso Master Tchê Chef, evento cultural que reúne amantes da gastronomia gaúcha. O concurso, em que entidades tradicionalistas participam, foi um sucesso na Semana Farroupilha do ano passado. Os inscritos mostrarão seu talento entre os dias 15 e 17 de setembro, durante os festejos tradicionalistas.

Retomada
Depois de períodos pós-pandêmicos em baixa, o consumo nos lares brasileiros, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o mês de julho com alta de 7,75% em relação a junho. No ano, o consumo nos lares acumula alta de 2,57%. Na comparação com julho de 2021, o indicador apresentou alta de 8,02%. O resultado contempla os formatos de loja: atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 394 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *