Política da semana

Colunistas Geral

Ícone
São Sepé perde um ícone regional da cultura, com a morte de José Paulo Nascimento. Sua vida se confunde com a história de vários movimentos culturais tradicionalistas, como a reestruturação do CTG Índio Sepé, além da criação de eventos como o Sinuelo da Canção Nativa, o grande festival nativista da nossa cidade, e entidades como o grupo folclórico Caami Arte Nativa. O evento do seu adeus, com velório e enterro dia 20 de setembro, dia do gaúcho, foi emocionante, principalmente pela homenagem de dezenas de cavalarianos que acompanharam o cortejo.

Complexo PAMADE está on
O projeto de revitalização do PAMADE está sendo um sucesso, com a ocupação permanente da comunidade às tardes e finais de semana. Pelo trabalho intenso da Fundação Afif Jorge Simões Filho, capitaneada pelo dinâmico Fernando Vasconcellos, o PAMADE se renova atraindo mais público e oportunizando que eventos aconteçam lá. Neste final de semana, sábado à tarde, acontecerá a Mateada da Semana do Trânsito, já no domingo, organizado pela Secretaria da Saúde, serão desenvolvidas ações da Campanha do Setembro Amarelo; ações do Dia Mundial do Coração; Exposição das oficinas terapêuticas; Patrulha da Vacina; Aulas de dança e atividade física; arrecadação de alimentos; e a presença da Associação dos Hortifrutigranjeiros com a venda de artesanatos e produtos coloniais e do DJ Cabeção, animando os presentes.

Reta Final
Os candidatos a deputado de São Sepé entram na reta final da campanha eleitoral, embalados pelo apoio da comunidade local. Todos os postulantes estão empolgados, pela receptividade dos seus nomes na cidade. Na semana que vem, será natural que aumente a presença dos cabos eleitorais e apoiadores nas ruas, tentando o último contato corpo a corpo atrás do voto.

Mobilização
As estratégias dos candidatos locais são diferentes. Matheus Leão, do PDT, tem escorado sua campanha na possibilidade de continuidade do trabalho do ex-deputado, hoje prefeito, João Luiz Vargas, e nas relações que São Sepé manterá para conseguir recursos do Governo do Estado e Federal. Os cabos eleitorais são voluntários do PDT, além da juventude que vê em Matheus uma possibilidade de voz na Assembleia Legislativa. Já Kéio Santos, do Solidariedade, tradicionalíssimo em disputas eleitorais, faz visitas em bairros, levando consigo o histórico de trabalho como vereador e vice-prefeito. Há um eleitorado cativo, que já lhe rendeu vitórias políticas, que Kéio tenta ano a ano, mobilizar. Por fim, o vereador pepista Renato Rosso, postulante ao cargo de deputado, vem correndo entre parentes e amigos da sua família em diferentes municípios do Estado. Na cidade, a campanha explora o trabalho de Renato em defesa da Segurança Pública.

Raiz em São Sepé
O candidato a deputado estadual Rinaldo Penteado, filho do conhecido brigadiano Vanderlei Assunção, é um sepeense que mora em Porto Alegre. Tem vindo a cidade natal, para cativar os amigos dos antigos carnavais, apresentando o trabalho que faz como advogado do movimento “Lugar de Criança é na Escola”. Já a Tenente Magali Terezinha Lima Rodrigues, candidata a deputada estadual, nasceu em São Sepé e foca o discurso na pauta da Brigada Militar.

Promessa Cumprida
Chegou essa semana em São Sepé o Castramóvel, equipamento que ficará à disposição da USPA e Prefeitura para esterilização de animais. O pedido da USPA, foi encaminhado pelo vereador Matheus Leão, do PDT, que conseguiu recurso de emenda parlamentar com o deputado Pompeo de Mattos. Nos últimos quatro anos, a pedido da bancada do PDT, Pompeo já garantiu quase R$ 1 Milhão em emendas para a cidade.

 351 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *