Município inicia projeto de Rota Turística Rural

Ass. Imp. Pref. Geral Informativo São Sepé Turismo

Quem conhece a história de São Sepé sabe das lendas que narram o seu passado e fortalecem a identidade do que nos trouxe até aqui. Muitos desses contos são marcados por símbolos, locais e monumentos. Pensando em compartilhar um pouco dessa história com a comunidade, a Prefeitura Municipal, por meio do Escritório de Desenvolvimento, trabalha na criação de uma Rota Turística Rural em importantes locais de São Sepé.
Um teste do novo projeto foi realizado neste domingo, 16 de outubro, com um roteiro pelo interior do município. O ponto de partida foi a Fonte da Bica – vertente que há anos alimenta o imaginário popular através da lenda que está nos azulejos que a decoram: “Quem desta água bebe, aqui voltará”.
Logo após o grupo seguiu para o Fogo de Chão, onde foi recepcionado pela Dona Gilda – 6ª geração da família que mantém as chamas acesas em São Sepé. Além do fogo, o local é preservado com a estrutura original até hoje. Peças antigas, objetos e móveis guardados há anos e que fazem parte do nascimento do município.
A terceira parada foi na Fazenda do Bujuru, onde além de conhecer a história por trás das paredes, os presentes ainda puderam desfrutar de um café com produtos da agricultura. O local é conhecido por ter recebido Borges de Medeiros e as tropas do Governo do Rio Grande do Sul, durante a revolução de 23 (Guerra dos Chimangos (Borges de Medeiros) x Maragatos (rebeldes).
Em seguida, a comunidade da Coxilha Verde recepcionou os convidados com um almoço campeiro. A localidade é a maior produtora de alimentos de São Sepé. No turno da tarde, ocorreu a visita em três propriedades rurais:

  • nas produções de pêssegos, uva e hortifruti dos Irmãos Machados – com mais de 30 toneladas de pêssego produzidas por anos e 29 variedades de uva.
  • na Fazenda de Edmundo Gressler – um dos maiores criadores de ovinos do país e Presidente da ARCO – Associação Brasileira de Criadores de Ovinos.
  • e por fim, nos parreirais do Venturini – onde são produzidos mais de 20 mil quilos de uva para a produção de vinhos, suco e venda em natura.
    O roteiro encerrou na Gruta do Marco, que agora está toda sinalizada e adaptada para receber visitantes. O local possui cavernas de pedras com mais de oito compartimentos, seis melhores de altura e trinta de comprimento. Segundo a lenda, a gruta é morada da alma da índia Pulquéria.
    De acordo com o Diretor do Escritório de Desenvolvimento, Leandro Gonçalves, além de prestigiar o turismo do município, o projeto busca valorizar os pequenos produtores do nosso município. Pois durante o roteiro, também serão criadas feiras com os produtos de São Sepé. A ideia é encerrar a rota na estátua do Índio Sepé Tiaraju, com uma apresentação artística.
    Com o teste, que contou com a participação de historiadores, representantes do Conselho de Turismo do município, imprensa e autoridades, a ideia é dar início ao projeto em novembro, com a realização da rota uma vez por mês.
    “Vemos no turismo, uma grande oportunidade de geração de renda na economia local e também de incentivo cultural, por isso trabalhamos cada vez mais no desenvolvimento do nosso município. A rota turística, além de elevar o nome da nossa cidade, vai potencializar as belezas que São Sepé possui” destacou Leandro.

 128 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *