Política da semana

Colunistas Geral

Auto Inimigo
O maior adversário de Jair Bolsonaro nesta eleição não é Lula. Bem verdade, é seu time de apoiadores. Utilizando como estratégia a velha tática do PT das décadas de 1980 e 1990, bolsonaristas resolveram adentrar em um mundo paralelo em que seu candidato é imune à críticas éticas, políticas e de gestão. Pro degas aqui, que estuda o Brasil e seus governos, Bolsonaro é um fiasco. Não que Lula seja um santo, mas na balança das gestões, o petista conseguiu responder melhor para o povão. É um político mais político, como diria o Sidney Gonçalves. E como a eleição é um xadrez da política, é razoável pensar que Lula vença com uma margem maior do que dizem os institutos. Em São Sepé, por exemplo, Lula fará mais de 8,5 mil votos, contra cinco e pouco de Bolsonaro. É um palpite, mas domingo a gente descobre.

Auto Inimigas
As bolsonaristas de São Sepé que montaram um grupo para defender as ideias do presidente tomaram um banho de água fria, depois da repercussão negativa das estratégias de cancelamento de empreendimentos locais. Em grupos de WhatsApp, algumas delas sugeriam que pessoas de “direita” não deveriam comprar em comércio cujos donos flertassem com a “esquerda”. É a política antiliberal daquelas que se autodeclaram direitistas de São Sepé. Aliás, a esquerda muito fez isso, e sempre tomou lambada depois das atitudes infelizes, que jogam para destruir quem considera adversário. Como a língua é o chicote do rabo, depois de tanto pregarem um comércio livre, as bolsonaristas resolveram tolher certos empreendimentos. São as velhas hipocrisias de quem está apaixonado por uma causa.

Novo PDT I
Chamuscado pelas baixas votações em 2022, o PDT Nacional e Estadual terá que se reinventar, para não morrer. Um grupo de prefeitos, encabeçados por João Luiz Vargas, e políticos da nova geração, como Juliana Brizola, querem buscar espaço na direção do PDT Estadual. O movimento tem como mote “Mudar Para Melhor”, e quer apresentar propostas para fortalecer as lideranças do interior. Hoje, a direção do PDT é composta, majoritariamente, por pedetistas da capital e de Osório, terra do ex-deputado Ciro Simoni e do ex-prefeito Romildo Bolzan.

Novo PDT II
Estar ou não estar governando é indiferente, quando o ambiente político nacional é desfavorável. O PDT de São Sepé, por exemplo, que tem prefeito, vice e três vereadores, também não está se entrosando como deveria. Tradicional na política local, a presidente Maria Elena Michelin une o grupo, mas o resultado nas urnas de 2022 deixou a desejar. A surpresa positiva foi a excelente votação de Matheus Leão para deputado estadual, que ficou em primeiro na cidade e politicamente saiu da eleição bem maior do que entrou. Porém, reposicionar a estratégia política entre os trabalhistas é fundamental, para o partido ir bem na eleição de 2024.

Só pensam naquilo
Passada a eleição deste final de semana, todos os holofotes iluminarão a campanha local de 2022. Por enquanto, se desenha um Grenal: de um lado, o Governo Municipal reeditando a chapa João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, de outro, a direita se unindo em torno da candidatura do bolsonarista Gilson Brenner, com coligação estranha com o PP como vice.

Sensacional
O trabalhador vice-prefeito Fernando Vasconcellos vai fazer a mais sensacional Feira do Livro dos últimos tempos. Como professor, Fernando sempre colocou a pauta da Educação em qualquer projeto encabeçado pela Fundação Afif Jorge Simões Filho, que ele preside. Este ano, a programação é de tirar o fôlego, e mescla palestras, espetáculos, sessões de autógrafo, oficinas, shows e capacitações. O homenageado é o escritor Afif Jorge Simões Neto, que é filho de quem dá nome a Fundação.

Amadurecendo
Antes apenas professor de renome, os dois anos de trabalho na Prefeitura amadureceram Fernando Vasconcellos para a política. O degas aqui já tinha vociferado isso lá em julho de 2018, quando disse que São Sepé precisava de mais Fernandos nas atividades sociais. Dinâmico na condução de projetos, Fernando não tinha passado pelo crivo da política, que é o mais violento filtro do caminho profissional dos bons técnicos que não se valem da velha prática assistencialista. Passou bem, tanto que garante, a cada dia, seu protagonismo na política local.

 364 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *