Alunos de São Sepé são destaques na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

Ass. Imp. Pref. Destaque Educação Geral São Sepé

Com o objetivo de incentivar os alunos a trabalhar em projetos interdisciplinares e aprender a escrever um texto voltado para a pesquisa, a Professora Josieli Demétrio Siqueira propôs uma atividade diferente para os alunos dos primeiros anos do Colégio Estadual de São Sepé.
O projeto reuniu as disciplinas de química, física, biologia e linguagens, com as professoras Adriana Aires, Alexandra Antunes, Andréia Luiz, Ana Rejane e Luana Montagner.
A ideia surgiu com o objetivo de pensar sobre o uso consciente de produtos, preservação do meio ambiente e o olhar com respeito para as questões do outro. Diante disso, surgiram diversos trabalhos muito bons, dificultando a escolha dos cinco que foram apresentados da JAI Jovem – Jornada Acadêmica Integrada, da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, no dia 8 de novembro.
Foram 25 escolas participantes e mais de 100 trabalhos inscritos. Dos cinco trabalhos apresentados pelos alunos de São Sepé, dois receberam destaque (nos eixos saúde e linguagens).

  • Eixo Saúde – IBA: Uma proposta de inseticida biológico aromatizado produzido a partir do aproveitamento de cascas de limão e bergamota – dos alunos Deivid da Silva Trindade, Murilo dos Santos Tomaz, Rômulo Brum Ribeiro e Samuel Teixeira Ismael, orientados pelas professoras Luana Montagner Pires Penteado e Josieli Demétrio Siqueira;
  • Eixo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – A dor do outro não é mimimi: análise de notícias e reportagens na conscientização e combate ao racismo – dos alunos Felipe Homrich Scherer, Filipe Goulart Silva, Giovana Borges Machado, Karolayne Siqueira Castro, Nicolly Santos Pereira, Vasco Saldanha Bisneto, orientados pela professora Adriana Aires da Silva;
  • Eixo Ciências da Natureza e suas tecnologias – Plástico biodegradável a partir da casca de maracujá – das alunas Alice Santos Luiz, Isadora Veloso Lima, Manuella Teixeira Barletta e Rafaela Rodrigues Ferreira, orientadas pela professora Adriana Aires;
  • Eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Telha Ecológica uma Alternativa para Evitar que Garrafa Pet se Transforme em Microplástico – dos alunos André Giuliani Ferreira, Martin Scherer Ellwanger e Pedro Henrique Castro Giuliani, orientados pela professora Alexandra Gonçalves Antunes;
  • Reutilização da Casca da Bergamota na fabricação de Desinfetante Natural – das alunas Raquel Aires Costa, Isabelle Ferreira, Maria Luiza de Matos Ferreira e Thifany Cecília de Oliveira, orientadas pela professora Andreia Santos Luiz.
    “Voltamos muito felizes com o sucesso dos nossos alunos. Mostraram que devemos ser vigilantes diariamente e que podemos ser tudo o que quisermos ser. Orgulho de ter alunos pesquisadores, de escola pública, conscientes e críticos. A meta é deixar um mundo melhor e isso começa com cada um de nós” destacou a Professora Adriana Aires.

 149 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *