Política da semana

Colunistas Geral

Não percam!
A Feira do Livro, na semana que vem, está sensacional. A programação, costurada com muita atenção pela Fundação Afif Jorge Simões Filho, está espetacular. O vice-prefeito e presidente da entidade Fernando Vasconcellos comemorou, essa semana, a expressiva participação do público nos concursos literários e eventos pré-feira. Sem dúvida, já é uma pitada de sucesso.

Eu já sabia: Lula venceu bem em São Sepé
O degas aqui achou que a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro seria mais folgada: deu bem o contrário, foi a eleição mais apertada da história. Bem verdade, vejo o mundo com meus olhos, que nasceram e hão de morrer em São Sepé. Aqui na terrinha, o barbudo petista foi bem. Lula fez 7.613 votos, contra 5.709 votos de Bolsonaro. Em geral, o crescimento de Bolsonaro nos últimos dias deu fôlego ao presidente-candidato em tudo que é ponta do País. Mas em São Sepé, a Direita mostrou-se incapaz de manter a boa votação de Bolsonaro no RS. O movimento é visto por políticos locais como uma sinalização para 2026, onde, aparentemente, haverá também uma eleição polarizada entre candidatos a prefeito.


Histórico
O ex-futuro governador Eduardo Leite fez história no RS. Em São Sepé, pelo apoio que recebeu do PDT, do PSB e do PT, Eduardo superou os dois votos por um: ele fez mais de 8,8 mil e seu concorrente Ônyx Lorenzoni fez 4 mil e pouco. A força que o PP, que encabeçava um tal Grupo de Mulheres Bolsonaristas deu no final da campanha foi insuficiente. Empolgado com a candidatura a deputado estadual, Matheus Leão saiu em campo para buscar votos para Eduardo. Deu certo, porque nas áreas da cidade em que o candidato a governador estava fragilizado, como bairros pobres em que Matheus teve boa votação, a votação foi recuperada e Eduardo venceu no segundo turno.

Entre dois, ficou em terceiro
Ônyx Lorenzoni foi mal em toda a região onde os partidos de centro esquerda governam. Em Caçapava do Sul, por exemplo, administrada pela chapa PDT-PSDB, Leite fez 73,81%, totalizando 13.572 votos. O candidato de Jair Bolsonaro ficou em terceiro, com 4.816 votos, perdendo para as 4.872 abstenções da eleição.


Encaminhado
O governador Ranolfo Vieira Jr, em encontro com o prefeito João Luiz Vargas, prometeu retomar as obras, paralisadas há décadas, da RS 149, entre a Encruzilhada e Vila Nova do Sul. Quem articula essa possibilidade é o deputado estadual Beto Fantinel, que tem sido um bom resolvedor desses problemas burocráticos do Estado.

Bola Cheia
Beto Fantinel saiu da eleição de 2022 com prestígio político e eleitoral nas alturas. Além de ter feito quase 50 mil votos, o jovem de Dona Francisca é visto pelo governador Eduardo Leite e pelo seu futuro vice, Gabriel Souza, como um trunfo para compor o Executivo Estadual. Por também ser técnico, agrada a ala mais moderna do MDB, seu partido. Pela parceria que tem com José Ivo Sartori, também é bem quisto pela velha guarda.

Bola Murcha
O PP Estadual e Nacional tomou um tombo com as não eleições de Jair Bolsonaro e Ônyx Lorenzoni. Isso porque o partido, que é peça fundamental no tal Centrão que manda no País e no Estado, teve que rapidamente limpar as lágrimas e começar a rezar a cartilha de Lula e Eduardo Leite, por cargos no governo. Para São Sepé, uma boa notícia: caso o deputado federal Covatti Filho vire secretário estadual, o primeiro suplente Sérgio Turra assumiria a Câmara Federal. O político, que caiu de para quedas na eleição de 2022 em São Sepé, prometeu ajudar a cidade se fosse eleito. Com mandato, mesmo como suplente, poderá cumprir sua promessa.

Novembro Azul começou
O Governo do Estado organizou ao longo de novembro lives, em parceria com a Unisc, UFCSPA e Ufrgs e o programa RS Seguro, para discutir a saúde do homem, com ênfase ao câncer de próstata. A doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias maligna. É uma das programações do Novembro Azul, voltado ao combate ao câncer de próstata.

 366 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *