Uso de celular ao volante

Colunistas Geral

As pesquisas mostram que grande parte dos acidentes de trânsito com mortes violentas estão ligados ao uso do celular ao volante. Essa é a terceira causa de acidentes com mortes no Brasil. A Associação Brasileira de Medicina para o tráfego alerta que precisamos urgentemente modificar a lei, é necessário punições mais severas para que os condutores percebam no próprio bolso o prejuízo como forma de conscientização.

A Senadora Maria do Carmo Alves quer ampliar as punições para quem utilizar o aparelho de celular ao volante, o Código de Trânsito Brasileiro não permite o manuseio de aparelhos celulares quando estamos dirigindo. No entanto, o que presenciamos diariamente é condutores dirigindo e falando ao celular ou passando mensagens de texto. O uso de celular ao volante é considerado uma infração gravíssima e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A Senadora Maria do Carmo apresentou o projeto de lei nº 2699/22, prevendo a alteração ao Código de Trânsito e dobrando o valor desse tipo de multa. Segundo a Senadora não podemos aceitar que os acidentes de trânsito com mortes violentas sejam causados por tamanha irresponsabilidade de alguns condutores. Esse tipo de multa está atualmente em torno de R $293,47 e com a nova lei passará para mais de R $500,00.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego cerca de 675 pessoas se arriscam diariamente dirigindo e usando aparelhos celulares. O mais grave dessa situação é que são motoristas irresponsáveis que estão colocando em perigo suas vidas e de outras pessoas também. Esse tipo de infração aumentou cerca de 400% em um ano, é preciso fazer alguma coisa urgentemente para tentar reduzir o número de acidentes de trânsito.

Por fim: Difícil é acreditar que esse projeto seja priorizado no Senado, pois quando envolve o uso de celular ao volante, assim como, “estado de embriaguez”, há sempre uma notória omissão do parlamento e até falta de apoio de alguns parlamentares que não concordam com essas restrições, muitas vezes até por interesse próprio, ou em defesa própria, pois a imprensa noticia com frequência flagrantes em que alguns parlamentares descumprem a lei. “Temas polêmicos ficam de lado”.

O maior problema de descumprimento da legislação de trânsito, é a notória falta de fiscalização por parte dos órgãos fiscalizadores, basta observar em qualquer esquina, quantos condutores dirigem falando ao celular, isso chama-se impunidade e aumento do número de acidentes.

 234 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *