Notícias sobre política da semana

Colunistas Geral

Zero custo para o Prefeito em Brasília
Essa semana toda, o prefeito João Luiz Vargas esteve em Brasília. Passagens e alimentação são custeadas por ele mesmo. A hospedagem fica a cargo de amigos, como o deputado Pompeo de Mattos, que cede um sofá-cama em seu apartamento para políticos do PDT. Em quase dois anos como Chefe do Executivo, João Luiz viaja semanalmente para Porto Alegre e Brasília, buscando recursos extra orçamentários, sem nunca ter tirado diárias, reembolso de gasolina ou passagens. O objetivo desta viagem para Brasília é a liberação de recursos das emendas coletivas, e pedidos travados nos Ministérios por contingenciamento de recursos. João Luiz apelou para o coordenador da transição Paulo Pimenta, deputado do PT, que – pela proximidade que tem com São Sepé – vai por os assuntos de São Sepé na pauta. Novo diálogo entre os políticos foi agendado para os primeiros dias de janeiro.

Boa notícia
Nesta semana, em Brasília, o prefeito João Luiz Vargas recebeu a confirmação de que os recursos dos equipamentos para Secretaria de Infraestrutura, por emendas coletivas indicadas pelos deputados Paulo Pimenta, do PT, Afonso Hamm, do PP, e Pompeo de Mattos, do PDT, foram liberadas para os municípios.

Britador Móvel
O vereador Tavinho Gazen, do PDT, encaminhou para deputados do PDT e da bancada gaúcha pedido de emenda parlamentar para aquisição de um Britador Móvel para São Sepé. O equipamento facilita a manutenção de estradas, barateia o custo das obras, e ainda oportuniza melhores condições de patrolar as ruas dos bairros, já que o que mais falta nas vias é material fino, britado, de boa qualidade.

Muito lindas as luzes de Natal
Mais uma vez, o Natal Encantos da Prefeitura de São Sepé e Fundação Afif Jorge Simões Filho vai emocionar os sepeenses. O trabalho dedicado da equipe, coordenada pelo presidente da Fundação e vice-prefeito Fernando Vasconcellos, mobiliza a comunidade, não só com as decorações festivas, mas com a programação de eventos e ações de solidariedade. Haverá de ser a melhor programação de natal dos últimos anos.

Reformão
Será grande e profunda a reestruturação nas atribuições de secretarias estaduais, por solicitação do governo eleito de Eduardo Leite. O texto, que está sendo finalizado pelas equipes técnicas da transição, vai avançar sobre a estrutura de cargos do governo. O foco será na nomeação de pessoas com qualificação técnica para a resolução de problemas. Na visão de Eduardo Leite, grande parte do atraso dos processos se dá pela qualidade dos retornos dos nomeados. O projeto deve estar concluído entre o final da semana que vem e o início da próxima e, internamente, é tratado como uma mudança ousada.

Fora do Ar
A Prefeitura de São Sepé ficou sem sistema na quarta e quinta desta semana. Nem notas fiscais do sistema podiam ser feitas. O problema gerou prejuízos para os empresários e para a própria Prefeitura, que ficou dois dias sem arrecadar ISSQN. Resta saber se o problema digital foi acidente ou barbeiragem de alguém.

Travado
O prefeito João Luiz Vargas entregou uma pauta atrasadíssima para que o deputado federal Pompeo de Mattos mexa os pauzinhos em Brasília: a cedência do prédio do INAMPS. Ainda no ano passado, o processo havia sido despachado positivamente pela Superintendência de Patrimônio da União, mas o Governo Federal recolheu as cedências para colocá-las como garantia em projetos de Parcerias Público Privadas. O projeto de Jair Bolsonaro naufragou, e o prédio, vandalizado, está abandonado. A articulação política do deputado Pompeo com o futuro Governo Federal já tem esse assunto na pauta.

Cancelada privatização
A Petrobrás desistiu de vender sua usina de energia de Canoas. A estatal não conseguiu ofertas compatíveis com sua proposta, e o projeto se tornou injustificável. A usina produz 249 MW e opera com gás ou óleo diesel.

 295 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *