Política da semana

Colunistas Geral

Combate à Seca
A Prefeitura de São Sepé está empenhada em enfrentar a estiagem, e o prefeito João Luiz corre para baixo e para cima tentando liberar recursos para abertura de poços, serviço de caminhão pipa e construção de microaçudes. Essa semana, conseguiu articular com o Secretário de Desenvolvimento Rural Ronaldo Santini investimentos para preservação de nascentes. Como, com a seca, não tem muita coisa que se fazer. A ideia é já usar o problema para motivar prevenção futura.

Turismo tá on
A próxima semana será de eventos turísticos na cidade. Criada pelo ex-prefeito Léo Girardello e remodelada desde 2021 para abranger mais atividades da agricultura familiar, a Feira da Uva acontecerá dias 3 e 4 de fevereiro, na Praça das Mercês. A política pública é tocada pelo Escritório de Desenvolvimento, em parceria com a Fundação Afif Jorge Simões Filho. Antes disso, na mesma linha de valorização do pequeno agricultor, inaugura sua atividade dia 29 de janeiro a Rota Turística Rural. A caravana, criada pelo dinâmico Leandro Gonçalves e sua equipe, apresentará São Sepé para os sepeenses, desde as áreas rurais, até pontos turísticos. Baita programa, que antes mesmo de ser aberto ao público já gera comentários positivos entre as pessoas que participaram das atividades teste.

Mão na Massa
Para não descumprir o prazo proposto inicialmente pelo prefeito João Luiz Vargas, o vice Fernando Vasconcellos e o diretor do Escritório de Desenvolvimento Leandro Gonçalves colocaram a mão na massa para fechar os últimos detalhes da obra da revitalização da Praça Cilon Cunha Brum, no Bairro Lôndero. Alguns detalhes tinham sido contratados, outros estavam a cargo da Prefeitura. Ficou uma maravilha o local, com iluminação, quadras e pinturas artísticas. Para não tirar o pessoal que faz a capina da cidade das ruas, Fernando e Leandro montaram um grupo de voluntários do bairro, para fazer a roçada e limpeza da praça. A Secretaria da Infraestrutura correu para terminar as calçadas, mas a pintura de meio fio também foi finalizada pela equipe de voluntários.

Reposição Salarial
O SIMUSS, sindicato dos servidores municipais, está de olho no cumprimento da promessa do prefeito João Luiz Vargas, de pagar a reposição salarial do ano passado. A concessão, que é constitucional, geralmente fica zerada quando os municípios têm queda de receita, como é o caso. A notícia boa é que o pedido para autorizar o pagamento do valor já está na Câmara de Vereadores, para aprovação.

Eleição para Emater
Escolhido pelos servidores, o novo diretor técnico da Emater do RS precisa agora ser confirmado pelo Governo do Estado. Uma lista tríplice com os três candidatos mais votados foi encaminhada, e o anúncio oficial deve vir nos próximos dias, projeta a Associação dos Servidores da Ascar/Emater-RS. Historicamente, o governo estadual referenda o nome de maior votação entre os funcionários da instituição. Nesse caso, a posição deve ser preenchida pelo extensionista rural Claudinei Moisés Baldissera, de Campo Bom.

Prender a Língua
Conhecido popularmente por ter a língua presa, o presidente Lula anda falando demais. Ao usar o termo “bobagem” para falar da autonomia do Banco Central e criticar a política econômica da autoridade monetária de usar o juro como ferramenta de controle da inflação, o presidente Lula balançou o bastião que ainda traz segurança e previsibilidade aos agentes econômicos do país, especialmente o mercado financeiro. O dólar subiu, a bolsa caiu. Nessa quesito, não pode ficar com a mesma fama do antecessor, que deixava os economistas de cabelo em pé, quando abria a boca.

No escuro
A data fatal de 6 de janeiro faz lembrar um papelão do Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Para alegria dos lobistas de geradoras e distribuidoras bilionárias de energia, ele impediu a votação de projeto aprovado na Câmara que adiaria por seis meses a vigência da lei federal 14.300, que reduz as vantagens que o cidadão tinha de investir em geração de energia ou solar. A lei entrou em vigor dia 6 de janeiro. Quem investiu em energia solar reduziu a conta de luz a menos de 10% do valor habitual.

 234 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *