Política da semana

Colunistas Geral

Golaço
São Sepé virou assunto nacional essa semana, quando o prefeito João Luiz Vargas entrou no debate sobre a decisão do BNDES em financiar gasodutos argentinos para escoamento do gás oriundo do processamento de xisto, um minério fartamente existente no município. O anúncio foi feito pelo presidente Lula na Argentina, quando visitava o presidente Alberto Fernandez. A proposta de João Luiz, considerada pelos técnicos do Governo Eduardo Leite, é que o dinheiro seja investido no Rio Grande do Sul, para estruturar as possíveis jazidas de xisto.

Dono da Ideia
O projeto de exploração do xisto na região central foi encabeçado pelo ex-deputado estadual Erasmo Chiapeta, de São Gabriel. O político, falecido em novembro do ano passado, produziu um gigantesco estudo que apresenta áreas potencial de exploração no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Embalado por estudos de técnicos da região de Caçapava do Sul e São Gabriel, João Luiz Vargas, quando presidiu a Assembleia Legislativa em 1997, encaminhou projetos que tentavam minimizar o impacto ambiental da extração desse minério. Os investimentos para isso, porém, são demasiadamente altos, e por isso não aconteceram.

Quero, mas não aqui
A proposta de João Luiz Vargas em buscar recursos do BNDES para investimentos no Rio Grande do Sul, na verdade, nada tem a ver com a criação de uma jazida de xisto em São Sepé. Muito pelo contrário. Mobilizador do movimento “Carvão Aqui Não”, João Luiz resolveu foi botar o bode na sala, tentando, com isso, chamar os holofotes nacionais para que investimentos do BNDES não priorizem obras na Argentina. Em outras palavras, o prefeito de São Sepé quis dizer: xisto é bom, mas não aqui.

Investir na Pesquisa
O Brasil possui um dos maiores volumes mundial de xisto, contém em seu território reservas de 1,9 bilhão de barris de óleo. A Superintendência Industrial de Xisto (SIX) da Petrobrás atua como um centro de desenvolvimento de tecnologia, para o xisto cuja exploração está vedada por decisões judiciais. Conforme o prefeito João Luiz Vargas, a saída é buscar financiamento do próprio BNDES para investir em pesquisa e criação de mecanismos modernos para mitigar a poluição da produção de gás a partir do xisto, o que desenvolveria regiões hoje carentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Financiamento do BNDES para a Argentina é tema polêmico
A decisão do presidente Lula, de financiar via BNDES com bilhões de reais o gasoduto para gás natural na Argentina, ignora o fato de que o tipo de gás explorado no país vizinho é muito mais poluente do que o encontrado no Brasil. Esse mesmo gás também existe nos poços do pré-sal, e o Brasil não utiliza porque aqui não há dutos de transporte. Os mesmos dutos que o Brasil agora promete financiar para a Argentina.

Subindo
O governador Eduardo Leite assumiu ontem como vice presidente nacional do PSDB. Quinta que vem, será o presidente. Isso tudo é um arranjo interno para cumprir formalidades legais e garantir que ele assuma a presidência, semana que vem, sem eleição, mas por sucessão.

Ninho Tucano
Tem um monte de político graúdo de São Sepé – inclusive vereador – que está com um pezinho no PSDB. A direção local, encabeçada pelo jovem dr. Francisco Ribeiro Lopes, está sabendo de tudo, e aparentemente faceira o crescimento que o partido terá. Além de criar bancada na Câmara de Vereadores, o PSDB vem forte para a eleição do ano que vem, buscando descontentes do PP.

 282 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *