Bancada do PT na Assembleia protocola abertura de Comissão sobre reflexos da estiagem

Geral Política

A bancada do Partido dos Trabalhadores, por meio do deputado estadual Valdeci Oliveira, protocolou, nesta terça-feira (07), requerimento para a formação de uma Comissão de Representação Externa que deverá acompanhar a situação e as medidas de combate aos reflexos da estiagem que assola as lavouras e regiões do estado. A medida visa acompanhar as condições dos 260 municípios que já decretaram Situação de Emergência em razão da estiagem. “A estiagem já atinge praticamente todo o estado e não há previsão de chuvas generalizadas para os próximos dias, o que, somado ao calor intenso, deve agravar a situação nos próximos dias”, lamentou Valdeci.

O pedido é justificado pela falta de água para abastecimento humano e animal em diferentes regiões, bem como as perdas na agropecuária e na economia dos municípios. Os objetivos desta iniciativa são acompanhar a situação das diversas regiões atingidas, contribuir para elaboração de diagnósticos, além de sistematizar as demandas e buscar medidas junto aos governos estadual e federal. “A Comissão não servirá apenas para produzir um relatório ou fiscalizar as medidas que devem ser tomadas, mas também para ajudar a pensar políticas de curto, médio e longo prazos que são necessárias para amenizar as perdas das famílias que atuam no setor primário. Os reflexos econômicos e sociais da crise hídrica são novamente muito fortes, o que amplia a necessidade da união e da coordenação de esforços”, acrescentou Valdeci.

Se for aprovada pelo plenário da Assembleia, a Comissão de Representação Externa sobre a estiagem terá um prazo de 30 dias para finalizar seus trabalhos.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

Foto: Assembleia Legislativa

 198 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *