O Dia Mundial da Saúde Bucal foi lançado em 2007 pela Federação Internacional Dentária (FDI), com os objetivos de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal.
Os maus cuidados com a saúde bucal são responsáveis por aumentar o risco e até causar doenças crônicas. Entre os males se destacam a diabetes, a leucemia, doenças autoimunes e endocardites – inflamações no coração.
Portanto, a saúde da boca vai muito além de proteger os dentes contra cáries, tártaro e o mau hálito. Ela está ligada à condição de saúde do organismo em geral. Para assinalar a campanha do triênio (2021/2023), a instituição adotou o tema “tenha orgulho de sua boca”.
Chamamos atenção para o assunto, direcionando seu olhar para os caminhos e ações que levam a qualidade de vida por meio da saúde bucal. Afinal, quais fatores estão por trás desse orgulho e como conquistá-lo? Devemos sempre estar atentos e procurarmos prevenir os problemas bucais:
- Cuide da remoção da placa bacteriana através da escovação adequada, uso do fio dental e limpeza da língua.
- Faça uso moderado do açúcar. Evite alimentos adoçados, principalmente, nas últimas horas do dia.
- Não esqueça da limpeza diária da prótese dentária para remover resíduos alimentares e prevenir a formação de placa. A escovação adequada impede ainda que a prótese adquira manchas que podem se tornar permanentes.
- Evite o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas.
- Nas crianças, os pais ou responsáveis, devem cuidar da escovação, até pelo menos os 6 anos de idade.
- Procure o dentista regularmente para avaliação clínica e controle dos autocuidados.
Além das visitas e retornos periódicos ao cirurgião-dentista, é preciso reforçar a importância da higienização, principalmente após a alimentação. Esses são alguns hábitos que podem ser melhorados para contribuir para que cada vez mais brasileiros possam ter maior qualidade de vida e orgulho ao exibir sua boca e seu sorriso, com saúde.
485 Visualizações, 1 Hoje