Os melhores exemplos de trânsito

Colunistas Geral

Imaginem morar em uma cidade onde existem mais bicicletas do que pessoas? A Holanda é um destes exemplos. Em Amsterdã o número de bicicletas registradas é muito maior do que o número da população, segundo pesquisas publicadas recentemente. As regras de trânsito são aprovadas com a prioridade de pedestres, bicicletas e depois os outros tipos de veículos. Na verdade, todas as cidades que têm o melhor trânsito do mundo, dão prioridade aos pedestres e depois ao transporte público coletivo.
Essa pesquisa relaciona sete cidades do mundo que têm o melhor trânsito: Copenhague, Dinamarca, Berlim, na Alemanha, Hong Kong, no Japão, Amsterdã, na Holanda, Zurique, na Suíça, Londres e Cambridge, no Reino Unido. O ciclismo é eleito no mundo como a principal preferência dos habitantes. A Dinamarca valoriza muito o sistema de transporte de pessoas através das bicicletas, é considerada a melhor cidade do mundo para usar o ciclismo. A mobilidade urbana da Dinamarca já é projetada para os ciclistas com os acessos facilitados às áreas centrais das principais cidades. Pelo menos, 50% de seus habitantes se deslocam diariamente usando bicicletas para ir ao trabalho. A sinalização, os semáforos são programados para dar sempre a preferência aos ciclistas, mesmo que se desloquem em grupos, os sinalizadores não liberam os veículos enquanto todo o grupo não passar.
Berlim, na Alemanha. A diversidade de modais disponíveis e a facilidade de acesso é a principal característica da mobilidade urbana de Berlim. Por lá, trens, ônibus, metrôs, veículos e bicicletas, circulam em plena harmonia no trânsito. Em média, 3,5% das viagens por dia dos habitantes de Berlim são realizadas por bicicletas. Em média, 13% das rotas de tráfego são realizadas de bicicletas. Estas sete cidades que citamos como sendo as melhores do mundo para o trânsito, tem em comum as mobilidades urbanas que são projetadas para atender esses modais de transportes, com preferência aos ciclistas e pedestres.
Poderíamos citar mais um pouco das demais cidades como: Hong Kong, na própria Holanda e Suíça, onde todas seguem com essa preferência e mobilidades urbanas projetadas para o futuro e melhor qualidade de vida da população. No entanto, não podemos deixar de citar o Brasil neste contexto, que tem uma boa legislação, mas um dos piores sistemas de trânsito do mundo, tanto isso é verdade, que não estamos entre os sete países de melhor trânsito, estamos ostentando o amargo quinto lugar do mundo em acidentes violentos nas rodovias brasileiras. No Brasil, o trânsito não é prioridade, a própria legislação existente nem sempre é cumprida. “Os que matam no nosso trânsito, em sua maioria, continuam em liberdade matando mais”.

 154 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *