Todos contra a Dengue

Ass. Imp. Pref. Destaque Geral São Sepé Saúde

Devido ao aumento do número de casos de Dengue no estado do Rio Grande do Sul, observado nas últimas semanas de 2022, a Secretaria da Saúde de São Sepé intensificou as ações de prevenção e controle do Aedes. Seguem algumas orientações:
➡️Quais os sintomas da dengue?
Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômitos, diarreia e náuseas.
➡️ O que fazer no surgimento de sintomas?
Procurar atendimento de saúde; Evitar automedicação, mas se necessário medicar-se antes de procurar atendimento de saúde, optar pelos analgésicos simples: paracetamol e dipirona; Não utilizar anti-inflamatórios.
➡️ Medidas individuais de proteção:
Utilizar repelente para o corpo. Se você está com suspeita ou é um caso confirmado de dengue, assim você evita que os mosquitos sejam infectados e contaminem mais pessoas. Se você não tem a doença, você se protege dela!
➡️ Como interromper o ciclo de vida do mosquito?
Revisar a área em torno da residência ou local de trabalho uma vez por semana, procurando possíveis criadouros e eliminando-os.
Descartar adequadamente resíduos sólidos inservíveis que possam acumular água (potes, latas, garrafas, pneus, entre outros).
Jogar fora na terra ou em superfície seca a água acumulada dos potes: não jogar a água em outro local com água, pois o ciclo de vida continuará.
Lavar com esponja, água e sabão, ao menos uma vez por semana, os potes que não podem ser colocados fora.
Preencher pratos de plantas com terra.
Garantir que caixas d’água ou cisternas de armazenamento estejam bem fechadas.
Telar portas e janelas das edificações. Usar mosquiteiro, em especial em pessoas acamadas e/ou crianças.
Utilizar repelentes (individuais ou elétricos).
A Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza serviço de atendimento à população para esclarecimento de dúvidas: Disque Vigilância, por meio do telefone 150.
Em São Sepé, denúncias de focos do mosquito devem ser realizadas à Vigilância Sanitária e Ambiental Municipal, localizada na Rua Plácido Chiquiti nº 1150 (prédio do CAS), contato: (55) 3233 8160

 233 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *