A busca de soluções para diminuir a poluição no nosso planeta é o tema da Semana do Meio Ambiente de 2023. Dentro da pauta, o Diretor do Escritório de Governo, Gabriel Leão, visitou o município de Santiago para conhecer o projeto “Pila Verde – a moeda agroecológica”, desenvolvido no município.
Com a ação, a administração recompensa os cidadãos que separam corretamente o lixo e entregam o orgânico em um centro de compostagem coletiva.
Como funciona:
A cada 5 quilos de material orgânico, o morador recebe uma cédula do “pila verde” – que equivale a R$ 1,00. Todo lixo recolhido é destinado a uma composteira comunitária para ser transformado em adubo.
Com esse dinheiro, a comunidade pode comprar produtos na Feira do Agricultor. E os produtores usam as mesmas cédulas para adquirir o adubo produzido na composteira.
“É um projeto muito interessante e inovador, pois trata-se de uma economia circular. Vamos estudar e trabalhar para achar uma forma para aplicar em São Sepé”, destacou o Diretor Gabriel.
Outro projeto em andamento em Santiago é o “pila azul”, onde são usados materiais recicláveis que podem ser trocados por serviços no município – como aluguel de quadras, por exemplo.
Gabriel foi recebido pelo Prefeito @tiago_gorski_lacerda e pela Secretaria da Agricultura do município, Andriele Martins Peruffo, para conhecer um dos pontos de coleta e triagem do lixo orgânico, e o local onde é realizada a compostagem do material.
319 Visualizações, 1 Hoje