NUTRICIONISTA DO MUNICÍPIO PARTICIPA DE REPORTAGEM SOBRE OS BENEFÍCIOS DO CHÁ

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

No dia 21 de maio é comemorado o Dia Internacional do Chá e a RBS esteve em São Sepé para fazer uma reportagem sobre a bebida, que é a segunda mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água.
A primeira parada da emissora foi no interior do município, no Cerrito do Ouro, na propriedade de Telma da Rosa Paim, que herdou da vó a paixão pelo chá, e suas inúmeras propriedades medicinais. No local, Telma, tem uma horta com diferentes tipos de plantas da bebida.
Sobre a relação do chá com a saúde, a Emater de São Sepé, implantou no Parque de Exposições, uma unidade demonstrativa do Relógio Biológico dos Chás, feito com plantas medicinais. O Relógio é uma ferramenta de aprendizagem sobre os benefícios das ervas para a saúde. Ainda, a convite da Emater, a nutricionista da SMED, Samira Felix, participou da entrevista para falar um pouco sobre os benefícios de se tomar a bebida no dia a dia.
“O chá é muito popular, e está popularidade ela faz com que ele se torne algo positivo. Nada como tu estar em uma mesa reunida para tomar um chá com a sua família. O chá também ajuda na questão do emagrecimento por não conter calorias, se nele não for adicionado açúcar. O chá também pode ser preparado através de flores, frutos e especiarias, como canela e cravo. Outro ponto importante, é o cuidado ao consumir, principalmente quando estiver doente, porque alguns chás podem tirar o efeito dos fármacos”, destacou Samira.
A Secretaria da Educação Municipal mantem uma parceria com a Emater, devido ao Programa Nacional de Alimentação Familiar (PNAE), que através do Governo Federal envia verba para merenda escolar. Onde 30% deve ser de agricultura familiar, por meio de chamada pública, o que beneficia o agricultor local. Além dos cursos de capacitação, um dos objetivos dessa parceria é estar próximo ao agricultor, entender sazonalidade e assim melhorar a qualidade do trabalho.

 353 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *