A demora em iniciar as obras do POP Infra está gerando ansiedade nas 30 pessoas que representam os bairros que receberão as infraestruturas. Tudo isso porque a Prefeitura espera uma votação na Câmara de Vereadores para definir de onde virão os recursos para os serviços. Se aprovarem um financiamento com juro subsidiado junto ao BRDE, as obras serão executadas em bloco, tudo de uma vez. Se a execução for feita com recursos próprios e captação em programas do Governo do Estado e Federal, haverá um prazo para que o trabalho inicie. A ideia da Prefeitura é atacar nas duas pontas: parte da obra com recursos próprios, parte com recursos de outros órgãos, parte com dinheiro subsidiado de financiamento.
Na pauta
Está na pauta do prefeito João Luiz Vargas fazer na próxima segunda-feira uma reunião com os representantes da comunidade para explicar os porquês do atraso no projeto do POP Infra.
Contribuição de Melhoria
A Prefeitura articulou junto aos órgãos de fiscalização uma coisa boa para população carente que será atendida pelas obras do POP Infra. Pela primeira vez na história, os grandes blocos de obras nos bairros não vão gerar a famosa “contribuição de melhoria” pela pavimentação. Em tempos passados, a comunidade era cobrada pelo município, depois das obras. No Bairro Kurtz, durante a gestão do ex-prefeito Léo Girardello, as cobranças indevidas geraram processos judiciais que – anos depois – os moradores acabaram ganhando na justiça a interrupção das cobranças.
Pagando
O vereador Renato Rosso, do PP, tem uma ideia de que embora não haja cobrança direta dos beneficiários pela tal contribuição de melhoria, a comunidade acaba pagando as obras por meio dos impostos. Tem razão.
São Pedro ajudou
Conforme o vereador Tavinho Gazen, o clima para o desfile do dia 20 de Setembro ficou firme, porque São Pedro lembrou que a Estância é dele, segundo nome popular do Rio Grande do Sul. Bem verdade, a escolha para não cancelar o desfile em função da possibilidade de chuva foi um grande acerto da Administração Municipal, já que os cavalarianos não costumam se mixar por água. Evento lindíssimo, com um caráter solidário arrecadando donativos para o Banco de Alimentos, reuniu mais de mil pessoas no trajeto.
Recursos para Cidadania I
A Prefeitura de São Sepé estará presente no lançamento do Avançar na Assistência Social, evento da Secretaria Estadual da Assistência Social que acontece nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Além do prefeito João Luiz Vargas e do diretor do Escritório da Cidadania Márcio Costa, o vereador Rodrigo Ferreira também foi convidado. O motivo é simples: a maior parte dos projetos para captação de recursos que São Sepé pleiteia junto ao Governo do Estado tem as marcas de Rodrigo, tanto na definição da ideia como na redação dos pedidos.
Recursos para Cidadania II
Aliás… O diretor do Escritório da Cidadania Márcio Costa já tem um plano de ações para reformar centros de atendimento da assistência social em São Sepé, e conseguir dinheiro para as obras com o Governo do Estado, através do Avançar na Assistência Social. Quem ensinou o caminho das pedras foi o ex-diretor da Cidadania Rodrigo Ferreira.
Recursos para Cidadania III
O secretário estadual da Assistência Social Beto Fantinel é amigão do vereador Maninho Pinto, do MDB. Pela proximidade entre os dois, muito pedido anda rápido em Porto Alegre, para beneficiar o município. Com o Avançar na Assistência Social, São Sepé terá que contar com a força política do MDB local para tirar as coisas do papel.
2,697 Visualizações, 1 Hoje