No último sábado, 30 de setembro, ocorreu na Praça das Mercês, a “Mateada com a Saúde”, evento alusivo aos vários temas abordados nacional e internacionalmente no mês de setembro, dentre eles a prevenção de suicídio, que leva o nome de Setembro Amarelo. A iniciativa visa conscientizar as pessoas acerca do suicídio, prevenindo o surgimento de novos casos e incentivando pessoas tanto a buscar ajuda como a identificar quando alguém precisa de ajuda. A data dá visibilidade e reforça a importância das ações de prevenção realizadas durante todos os dias do ano para acolhida e escuta de pessoas que estão precisando melhorar a sua saúde mental e de um apoio emocional. Além do “Setembro Amarelo” (prevenção ao suicídio), também foi lembrado o “Setembro Verde” (incentivo a doação de órgãos), “Setembro Vermelho” (prevenção as doenças do coração) e “Setembro Dourado” (prevenção ao câncer infanto-juvenil).
Na ocasião foram ofertados procedimentos para a população, como verificação de pressão, glicemia e testes rápidos para as infecções sexualmente transmissíveis e vacinação adulto e infantil. Além disso, os servidores da rede de atenção estiveram presentes, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Rede Bem Cuidar, referência ao cuidado da pessoa idosa, e a Saúde da Criança.
A equipe da Saúde Mental realizou algumas dinâmicas com o público e o Educador Físico, Marco Aurélio, executou uma série de exercícios com a população.
A animação ficou por conta da banda Loka Levada. Para as crianças, muita diversão com os brinquedos da empresa Fazendo Arte. Por fim, ainda houve distribuição da erva-mate Querência Amada e os presentes ainda tiveram a oportunidade de aproveitar o novo espaço do Chimarródromo.
“Ontem comemoramos as datas alusivas à Saúde, foi lindo. Deixo o meu agradecimento aos profissionais da Saúde, sem eles não teríamos como prestar entendimento e fortalecer Políticas de Saúde Pública realizadas diariamente no nosso município”, destacou a Secretária da Saúde, Carla Pinto.
669 Visualizações, 1 Hoje