SEGUNDO DIA DE FEIRA COMEÇA COM PALESTRA SOBRE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Ass. Imp. Pref. Geral São Sepé

A manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, começou com palestra na Feira do Livro. No auditório da Fundação Afif, a Professora, Presidente do Instituto Oliveira Silveira, Secretária Geral da Associação Negra da Cultura em Porto Alegre, Naiara Silveira (@naiarasilveiralacerda ), falou para alunos do Ensino Médio do município
A palestra teve como tema “20 de novembro: origens e influência”. Naiara abriu a sua fala declamando o poema “13 de Novembro”, de seu pai, Oliveira Silveira.
Após, explicou aos alunos que ocupavam as cadeiras do auditório Ulysses Guimarães, a importância da criação do Grupo Palmares e o significado do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
“O Dia 20 de Novembro é gaúcho, muitas pessoas não têm esse conhecimento, acham que o dia surgiu no Rio de Janeiro, Salvador ou São Paulo, mas o mais importante é a gente saber que o 20 de Novembro é gaúcho, nasceu em Porto Alegre, então ele pertence ao Rio Grande do Sul e da base para muitas coisas que acontecem no Brasil através das leis. O 13 de novembro foi uma data imposta, uma liberdade imposta para os escravos. Então por isso que a comunidade negra não tem o devido respeito por essa data e procurou então, através do Grupo Palmares, pesquisar uma data que fosse mais significativa e então escolheram a data de morte de Zumbi. E através desta data, que depois foi acolhida por todo o Brasil e virou o Dia Nacional da Consciência Negra, deu muita visão do negro no Brasil”, destacou ela.
Pela parte da tarde, às 15h15, ela volta, desta vez no Espaço do Autor, com a palestra “Consciência Negra e Educação Inclusiva para alunos da Rede Municipal”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *