Depois de muito estica e puxa, em princípio, o PDT entrará de mala e cuia para dentro do Governo Eduardo Leite, do PSDB. Atualmente, o partido tem como representante o secretário Gilmar Sossella, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Regional. Agora, pelo que tudo indica, os trabalhistas levarão também a Secretaria Estadual do Turismo. O indicado, nos bastidores, é o deputado estadual Eduardo Loureiro, ex-prefeito de Santo Ângelo. Quando prefeito, Loureiro criou políticas públicas que fortaleceram o turismo na região das missões e transformaram aquele polo turístico em um dos mais importantes do Estado, perdendo somente para a Serra Gaúcha, com Gramado, que é o segundo maior polo do setor no Brasil. Com a ida de Loureiro para o Governo, assume como deputado estadual o jovem Tiago Cadó, vereador e pré-candidato a prefeito em São Borja. Para concorrer a prefeito, Cadó não precisa se licenciar.
Mexendo
O MDB está mexendo os pauzinhos, filiando gente, para chegar forte na eleição de outubro. Quem busca candidaturas e apoiadores é o ex-vereador Marco Filipini, que voltou a São Sepé de olho nas eleições de 2024.
Ampliação I
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Neves, está pensando na ampliação da Casa do Povo, para que cada um dos 11 vereadores tenha um gabinete para chamar de seu. Isso equilibra a arquitetura do prédio, uma vez que tem vereadores, como os do PDT, que se amassam em uma salinha para comportar os três edis. Se tudo der certo, o projeto começa a sair do papel ainda este ano.
Ampliação II
O Poder Legislativo de São Sepé é um dos mais eficientes do Estado. Quem diz isso é o Tribunal de Contas do Estado, que acompanha os relatórios de gastos, em comparação com o número de processos apreciados. No quesito diárias, que sempre foi polêmica na cidade, a Câmara de Vereadores tem se mantido discreta, com gastos necessários e apertando os custos onde pode. É com esse dinheiro, da economia das rubricas, que o Legislativo quer investir na qualificação dos espaços da edificação.
Investimento na Cristo Rei
A ex-presidente Zilca Camargo, do PDT, indicou o uso dos recursos da economia da Câmara de Vereadores para investimentos no bairro Cristo Rei. As obras que seguem lá acontecem com recursos de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Pompeo de Mattos, e pelos recursos da Câmara de Vereadores.
Prefeiturável
Não é de agora que o vereador Rodrigo Ferreira, do PSB, tem futuro na política. Depois de atuar como competente assessor parlamentar, tempos atrás, o mandato de Rodrigo já aponta para uma disputa majoritária, em 2024 ou 2028. Independente disso, o trabalho do PSB consolida a construção de uma terceira via na eleição para prefeito, fugindo da polarização entre PDT e PP.
Parodoxal
Nas redes sociais, o vereador Rodrigo Ferreira, do PSB, tem sido firme na crítica ao Governo Municipal. Nesta semana, o alerta foi pela precariedade das ruas dos bairros, quase que intransitáveis em função das chuvaradas das últimas semanas. Porém, a opinião do vereador contradiz a postura que teve quando rejeitou o projeto de financiamento para pavimentação, encaminhado pelo Poder Executivo no ano passado. Só em gastos de manutenção nas vias de terra, a Prefeitura já está botando fora dinheiro que poderia ser economizado se as vias fossem calçadas. A crítica, em 2023, era que o Município não poderia pagar os tais juros subsidiados do financiamento. Já em 2024, Rodrigo acha que a Prefeitura deve gastar com patrolamento de ruas de terra. O comentário é paradoxal. Ou se investe na solução definitiva da pavimentação, ou economia vai terminar na próxima enxurrada.