Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, se comemora o Dia Nacional da Mamografia, com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame.
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, pois a maioria dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
A mamografia e o exame clínico das mamas identificam alterações suspeitas, mas, a confirmação de câncer é feita em laboratório, pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão (biópsia).
Busque o atendimento em sua unidade de saúde. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a mamografia pode ser solicitada em consulta de enfermagem e realizada no Hospital Santo Antônio.
316 Visualizações, 2 Hoje