São Sepé continua em 2º lugar no Ranking de Desempenho em Saúde da Região de Saúde Verdes Campos, em um total de 21 Municípios do RS, ficando em 76º no Estado, entre 496 municípios. Com a divulgação do relatório do 3º Quadrimestre de 2023, a Saúde de São Sepé obteve um Índice Sintético Final de 95,58% de alcance dos 7 indicadores propostos pelo Ministério da Saúde.
Lembrando que os atributos da Atenção Primária em Saúde são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação. Exemplo disso é que, por meio do monitoramento desses indicadores, podem ser avaliados os acessos, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas ESF/eAP, fornecendo subsídios para medidas de aprimoramento das ações e dando mais transparência aos investimentos na área da saúde para a sociedade.
Os indicadores são:
• Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.
• Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
• Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
• Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.
• Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada.
• Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.
• Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
“A classificação no Ranking dos Indicadores demonstra que a saúde pública do município, está chegando com qualidade até os munícipes conforme o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. O cumprimento das metas propostas através dos indicadores federais é reflexo de um trabalho eficiente desenvolvido pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de São Sepé”, destacou a Secretária da pasta, Carla Pinto.
500 Visualizações, 1 Hoje