FORÇA TOTAL

Colunistas Geral

Sabendo que tem fôlego para eleger boa bancada na eleição, o Solidariedade vai com força na eleição municipal. No plantel de pré-candidatos, uma curiosidade: a pedido de amigos, pai e filho serão candidatos a vereador neste ano. O vereador Marcelo Santos, que chegou anunciar que não concorreria, vai buscar a reeleição. Outro puxador de votos da sigla deverá ser seu pai, Kéio Santos, que já foi presidente da Câmara de Vereadores e vice-prefeito. Pela matemática do partido, ambos pré-candidatos deverão ser eleitos.

INOVAÇÃO
Ter parentes na Câmara de Vereadores não é uma inovação em São Sepé. Durante muitos anos, os vereadores Xuxa e Elias Ineu dividiram mandato ao mesmo tempo, um pelo antigo PDS, outro pelo PDT.

DO ZERO
Praticamente todas as estradas municipais tiveram avarias com a chuvarada. O trabalho da Secretaria da Infraestrutura iniciou do zero, já que alguns produtores rurais resolveram sair nas estradas com tratores em plena enxurrada. Para piorar a situação, mais de dez pontes foram por água abaixo, literalmente.

RETOMADA
O Escritório de Desenvolvimento tem uma tarefa árdua em retomar a economia local. O desemprego, que vinha baixando, tende a diminuir com o prejuízo anunciado na safra. Sob a liderança do diretor Onéssimo Curto e da gerente Gabriela Franco, o Escritório foi um dos que se envolveu diretamente na atenção aos desabrigados com as chuvas, não deixando a peteca cair. O trabalho de Onéssimo e Gabriela são elogiados pelos empresários, comerciantes e lideranças do setor. A simpatia da comunidade é elemento favorável, já que o resultado do trabalho do Escritório de Desenvolvimento sempre é de médio e longo prazo, e geralmente não aparece na mídia.

COZINHA MUNICIPAL
A força tarefa montada pela Secretaria Municipal da Educação para preparar alimentos para a população prejudicada pelas chuvas foi um exemplo de organização e solidariedade. Dezenas de voluntários estão dia e noite fazendo um trabalho que se somou às igrejas, CTGs, entidades e organizações da comunidade. Sem dúvidas, o atendimento imediato dos voluntários foi fundamental para que a tragédia fosse amenizada.

NA LEI
Dentro da catástrofe, o procurador do município Dr. Lúcio Reinstein organizou um fluxo de processos de atendimento à legislação sem prejudicar a comunidade com a burocracia. A partir de orientações com Ministério Público, Tribunal de Contas e Poder Judiciário, a procuradoria está alinhada na agilização da papelada para que nada fique parado na Administração Municipal.

DE OLHO
O Gabinete de Assessoramento Superior da Prefeitura está de olho em todos os recursos que podem chegar a São Sepé para atendimento da calamidade pública. Rapidamente, conseguiram encaminhar pedido para a liberação de recursos de empresas, do Governo Federal e Governo Estadual. Embora dinheiro de Brasília demorem para chegar, o trabalho do GAS já deu resultado positivo: na tarde de ontem ficou disponível recurso de emenda parlamentar emergencial do deputado federal Pompeo de Mattos. Outros dois recursos que chegaram rápido foi a super doação da Prefeitura de Chapecó e da Prefeitura de Canguçu.

EXEMPLO
A organização da Defesa Civil de São Sepé virou referência para a região. Sob a coordenação de Wolney Pedroso, o trabalho não deixou ninguém para trás, e todas as demandas foram rapidamente encaminhadas e atendidas. Junto com a Defesa Civil, a atuação do CRAS, no meio da tragédia, foi exemplar: com controle das doações e distribuição priorizando quem mais precisa, a demanda de quem estava precisando foi muito bem atendida.

CADASTRO CAPRICHADO
O atendimento que a coordenadora do CRAS Michele Trindade faz é controlado ao máximo no sistema do Governo Federal. Tanto as doações que chegam quanto os benefícios que são entregues, compõem uma prestação de contas que dá inveja a outros municípios. Quem trabalha agora assim é o Escritório da Cidadania, que também controla na ponta do lápis o que entra e o que sai, evitando críticas de descontrole e desvio que existiam na pasta.

 2,697 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *