Na terça-feira, (21/05), o prefeito João Luiz Vargas, fez uma visita ao ministro da Previdência Social do Brasil, Carlos Lupi. Acompanhado do diretor geral do Escritório do Governo, Gabriel Leão e o prefeito da Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini, levaram demandas de ambos os municípios, referentes a necessidade de redução das filas para perícia do INSS, que afetam trabalhadores sepeenses. No Brasil, de 1,2 milhão de solicitações acumuladas no primeiro semestre de 2023, a Perícia Médica atingiu, em abril de 2024, o volume de 600 mil. A diminuição reflete, segundo o ministro Lupi, o êxito do processo de resgate da pasta e do setor para “dar direito a quem tem direito”.
“O trabalho humanizado dos peritos está gerando, a cada dia, resultados cada vez mais positivos, principalmente em regiões distantes como o sul do Brasil. Em parceria com o INSS, estamos reduzindo o tempo de espera e o volume acumulado de solicitações para que o povo alcance a plena cidadania”, disse.
Outra pauta foi a inclusão, já efetivada, do município de São Sepé no programa de saque do FGTS em função da calamidade das enchentes e a antecipação dos pagamentos dos benefícios do INSS para aposentados, pensionistas e BPCs vinculados ao sistema nas regiões afetadas pela enchente.
Um pedido de recursos para reconstrução das cidades será entregue esta semana para a bancada de deputados federais do Rio Grande do Sul, e João Luiz e Coradini pediram apoio do ministro para encaminhar o requerimento. “Precisamos de toda a força política para reforçarmos o orçamento na reconstrução de estradas e financiamento para empreendedores locais que não puderam trabalhar. Ações de atenção social e de contingência já estão sendo feitas pelo poder público, mas nosso foco é preparar o município para enfrentar a crise quando as águas baixarem”, concluiu João Luiz.
242 Visualizações, 1 Hoje