Na manhã desta segunda-feira, (03/06), no Polo Sepé Tiaraju, aconteceu a abertura da Semana do Meio Ambiente, com o lançamento da Conformidade Climática de São Sepé, elaborado pela prefeitura em conjunto com a ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A partir da Conformidade Climática o município de São Sepé possuirá uma política completa em relação às questões climáticas, uma análise detalhada de áreas de riscos atuais e futuros e ainda um plano de ação para mitigação dos riscos causados pelas mudanças climáticas.
O projeto é um compromisso assumido pela gestão, a partir do Decreto n° 4.215/2021, que declara o reconhecimento à Emergência Climática Global e ganha ainda mais importância em virtude dos eventos climáticos extremos que atingiram todo o estado RS.
Na ocasião foi realizada uma apresentação online aos presentes sobre um plano de ação climática com foco na prevenção, resiliência e enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas para ser implementado no município.
“Esse investimento é muito importante para o nosso município, para adequarmos o nosso município e a partir disso criar ações efetivas para diminuir nossas emissões de efeito Estufa mas também diminuir os danos causados pelas chuvas e eventos climáticos extremos”, explicou o diretor geral do Escritório do Governo, Gabriel Leão.
“Por iniciativa da Secretaria da Infraestrutura que colocou uma alternativa que parecia tão distante que é desassorear o Lajeado do Moinho, este que transbordava é trazia grande problemas para a cidade e essa medida, parte dela já fez com que não tivéssemos as águas do lajeado invadindo a cidade. Já no São Cristóvão as águas invadiram o bairro. A gente vive hoje no estado uma questão que envolve muito a falta de prevenção, talvez até seja culpa minha que fui prefeito há alguns anos atrás que agora a gente não teve como prever esses problemas sérios por falta de prevenção. Que sirva esse exemplo para que possamos ser mais objetivos nas nossas questões ambientais”, disse o prefeito, João Luiz Vargas.
“Acho que São Sepé da um passo a frente em trabalhar com a conformidade climática e conseguir entender as relações da prefeitura com as mudanças climáticas, seja naquilo que a gente ainda pode fazer para evitar que são as ações de mitigação, assim como nos preparamos para aquilo que já está agendado como mudança climática. O que estamos vivendo já são efeitos e ter uma cidade preparada acho que é a melhor forma de uma sociedade preservar os seus cidadãos e também os seus bens materiais para que a vida possa seguir em frente”, destacou o gerente técnico regional do ICLEI, Gil Scatena.
“Há anos debatemos a mesma pauta, há anos falamos em aquecimento global, em impactos que a população produz, e os reflexos disso em relação ao clima, e a gente se pergunta sobre o que tem sido feito, para fazer esse processo e conseguirmos equalizar para que consigamos chegar naquilo que ouvimos muito falar que é o tal desenvolvimento sustentável. E o que a cidade de São Sepé que não é uma bolha tem feito em relação a isso. Então, a minha fala Gabriel, é para parabenizar vocês, porque de alguma forma precisamos iniciar esse processo”, finalizou o vice-prefeito e presidente da Fundação Afif, Fernando Vasconcellos.
Durante todo o mês de junho serão realizadas atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente de São Sepé. A programação completa você pode conferir nas redes sociais da prefeitura.
417 Visualizações, 1 Hoje