Não são inteligentes as críticas que existem na internet sobre o projeto do vereador Renato Rosso, do PP, que criou o Dia dos Avós. A data, já neste ano, deve ser ferramenta para uma série de políticas públicas do Governo Municipal para a terceira idade. Além disso, diferentes lojas da cidade já se engajaram para aquecer o comércio local, carente de vendas nesta época do ano. Renato será reconhecido, daqui alguns anos, como foi no passado Nelsinho Ellwanger, que criou o Dia do Vizinho, Airo Lima e Adolpho Tonetto, que criaram o programa Aluno Nota 10.
Definido
Conforme o leitor da Palavra Afiada já sabia, Marcelo Ellwanger será candidato a prefeito pelo PP. Em reunião com bastante público, o ex-prefeito Léo Girardello, presidente do partido, anunciou que abriria mão ao correligionário que há tempos busca espaço para protagonizar na política local. Filho do histórico Nelsinho Ellwanger, Marcelo é considerado um político sério, bom gestor, com capacidade de fazer comparativos entre a gestão do PP com o atual governo. Algumas lideranças esperavam que Léo anunciasse sua candidatura, mas questões familiares e empresariais pesaram na decisão. O partido também sinalizou que quer buscar partidos para coligar. Na lista de pretendentes, o mais saliente é o PSB.
Saúde
Ex-secretário da saúde, Marcelo Ellwanger deve focar a campanha nos projetos de atendimento social da Prefeitura. Quem cresce com isso é a ex-presidente da Câmara de Vereadores, Maria Silveira, que é pré-candidata a vereadora. Isso porque a pauta da Saúde é uma estratégia do PP e também de Maria. Inclusive, pelo andar da carroça, a pré-candidata deve ser uma das apostas da cúpula do partido.
Reunidos
O PP e o PSB estiveram reunidos essa semana, com a sinalização de que poderão compor chapa majoritária juntos nesta eleição. Pelo que se especula, o nome dos socialistas para concorrer a prefeito ou vice é do vereador Matheus Leão. No acordo colocado à mesa, o PSB ficaria com 40% dos cargos do governo, e o PP com 60%.
M&M
A chapa M&M já é vista como uma alternativa para a unir a oposição. Marcelo Ellwanger firma o público mais tradicional e conservador do PP, e Matheus Leão une a juventude, além dos descontentes com a administração de João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos.
Ciclos
A aproximação de Matheus Leão com o PP retoma um ciclo histórico da sua família em filiações partidárias de diferentes ideologias políticas. Na década de 1960, seu avô João Galvão Leão figurava como político saliente da antiga ARENA, partido conservador que apoiava a Ditadura Militar e deu origem ao PP. Posteriormente, seu pai Paulo Joel Leão participou da direção de partidos de esquerda, como PDT e PT. Agora, no PSB, Matheus Leão volta às origens ideológicas, aproximando-se do PP.
Terceira Via
Na visão do degas aqui, o PSB vai ensaiar uma candidatura junto com o PP, mas vai concorrer com chapa própria na eleição de outubro. Os nomes que poderiam compor uma chapa majoritária são muitos, sempre na mesma linha de terceira via, tentando eleitores tanto da esquerda quanto da direita. Já são pré-candidatos a vereador alguns que poderiam, sem esforço, lançarem-se a prefeito ou vice, com chances de empolgar quem não engole os extremos de uma eleição que pode ser polarizada. Matheus Leão, Magno Brum, Rodrigo Ferreira, Claudiocir Ferreira e Leandro Gonçalves são os trunfos do partido.
Formiguinha
O vereador Eto Vargas, do PP, não estará na chapa majoritária do partido este ano. Havia expectativa, uma vez que o político é outro que há tempos pede espaço para alçar voos mais altos. Com trabalho político competente, no estilo formiguinha, Eto, embora sem apoio direto da cúpula do partido, deve ser um dos pré-candidatos mais votados do PP, como foi nas últimas eleições.
3,705 Visualizações, 1 Hoje