PRIMEIRAS REGRAS DE TRÂNSITO NO MUNDO

Colunistas Geral

Os primeiros relatos históricos de conflitos e “engarrafamentos” de veículos em circulação foram registrados na antiga Grécia. As manifestações eram no sentido de que não projetaram ruas com a possibilidade de um veículo ultrapassar outro. Os movimentos eram intensos de pessoas e carroças naquela época e isso gerava muitas críticas da população. No entanto, os Gregos não reivindicam a autoria das primeiras regras de trânsito para o mundo. Nesse entendimento, os Romanos se apresentam como precursores das primeiras diretrizes de circulação de pessoas e veículos.
No auge do Império Romano, a história registra que já haviam mais de 350 mil quilômetros de estradas com pavimentação, sinalização, indicadores de quilometragens e regulamentação de tráfego em Roma. Isto demonstra que os Romanos têm razão em querer ostentar esse título. A expansão de rodovias deu-se notadamente porque surgiram os veículos montados em grande escala pelo mundo. O grande debate sobre este tema é direcionado ao criador do automóvel”, o Francês Nicholas Cugnot. A história registra a sua invenção como sendo do primeiro veículo movido à vapor, que se deslocava a uma velocidade de 4 km/h.
Curiosamente, o Nicholas aparece também como sendo o responsável pelo primeiro acidente de trânsito em registros da época. A partir dessa época, entramos na chamada era moderna do trânsito, com melhor regulamentação e sinalização. O Semáforo, tão conhecido nos dias atuais, na realidade só tomou forma depois do ano de 1920. A partir do séc. XIX, os símbolos de trânsito balizaram mundialmente a Inglaterra, como sendo a grande expansão da legislação mundial. O primeiro sinal que surgiu, foi o vermelho, sinalizando perigo de acidentes na própria Inglaterra. Um período antes, surgiram os sinalizadores movidos pelo gás, com luzes coloridas. Este semáforo de três cores, surgiu nos Estados Unidos, mas os primeiros eram manuseados pelos policiais que controlavam o trânsito em Detrit. (Muitos explodiram nas ruas)
No Brasil, consta que o primeiro automóvel chegou em 1891, trazido por Henrique Santos Dumont (Irmão do Alberto S. Dumont, inventor do avião). O Curioso também é que o primeiro acidente de trânsito registrado no Brasil, aparece como sendo de autoria do nosso eterno poeta Olavo Bilac, em 1897, quando chocou-se contra uma árvore.
As primeiras leis de trânsito no Brasil, surgiram a partir do ano de 1903, que eram em forma de concessões para dirigir. Só a partir de 1941 pelo Decreto nº 3.671 é que surgiu o primeiro considerado Código de Trânsito. Depois disto, surgiram as diversas reformas e modificações nos sucessivos Códigos, que tornaram a atual lei nº 9.503/97 em uma verdadeira “Colcha de retalhos”.

 393 Visualizações,  2 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *