Seguros privados de automóveis

Colunistas Geral

A cobertura do seguro obrigatório, SPVAT, só valerá a partir de Janeiro de 2025. Enquanto isto, os proprietários de veículos estão preocupados em casos de acidentes e passaram a contratação dos seguros privados. Segundo a Superintendência de Seguros Privados, houve só no primeiro trimestre de 2024, um aumento na procura desses contratos de 14%. Os dados revelam um total de R$ 22.68 bilhões de reais, considerando apenas cinco meses deste ano de 2024.
Há vários fatores a serem considerados para justificar toda essa procura: Primeiro, é essa questão do seguro obrigatório SPVAT, que embora aprovado e sancionado, só valerá para o próximo ano. Segundo, o aquecimento da comercialização de veículos novos e usados, que apresentou um crescimento de 22,2% nos primeiros dois meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso alcançou a marca de mais de 2 milhões de unidades vendidas. Segundo o índice de preços de seguros de automóveis, esses valores superaram os últimos 26 meses de contratações de seguros privados.
A questão do “Desastre Climático” no Sul, também ajudou a impulsionar essa grande procura por seguros privados. Os proprietários de veículos, principalmente os residentes em Porto Alegre, ficaram muito assustados com toda essa tragédia e procuram dar melhor cobertura de seus patrimônios. Outro motivo foi a crise no setor de semicondutores importados. O Brasil enfrentou problemas de importação de peças automotivas e o desabastecimento do mercado devido a Covid-19, quando o mercado externo custou muito a efetuar a regularização dessas demandas. Tudo isso influenciou nos custos, tempo de espera e consequentemente o aumento do valor dos seguros privados.
A procura por veículos seminovos e a disponibilidade de financiamentos, fez com que o mercado tivesse um grande aquecimento. Existe um ambiente muito favorável nas indústrias, fabricantes e montadoras, impulsionadas a partir do programa MOVER, recentemente anunciado pelo Governo Federal. Por fim, a tabela FIPE, ajudou a elevar o valor dos contratos de seguros privados.
Isto que vem ocorrendo com a contratação de seguros privados para os automóveis, de uma forma geral, ocorre com outros bens, principalmente imóveis residenciais e até de aparelhos celulares, são os seguros de proteção do patrimônio das pessoas no momento. Esta tragédia climática que ocorreu no Rio Grande do Sul a população para essa nova realidade.

 2,811 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *