Cadeirada

Colunistas Geral

Passada a estupefação pelo barraco dos postulantes a prefeito de São Paulo Pablo Marçal, do PRTB, e José Luiz Datena, do PSDB, o degas aqui avalia que o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, deve herdar parte dos votos que pendia para Marçal e Datena. Em campanha eleitoral, o pêndulo pende para o tom moderado, principalmente para o eleitor com renda mais alta, como o de São Paulo. Geraldo Alckmin, vencedor das eleições na capital paulista, assim como seu pimpolho, o ex-prefeito João Dória, tinha sempre o apelido de “picolé de chuchu”. E outra, metade do eleitor é feminino, público mais avesso à confusão.

Balão de Ensaio
O Pablo Marçal chegou a ter 35% das intensões de voto em São Paulo. Na visão do degas aqui, não vai para o segundo turno de jeito nenhum. Sua participação na eleição só reforçou que o atual prefeito Ricardo Nunes pode ganhar no primeiro turno, inclusive.

Foguetes Sepeenses
Tem candidato em São Sepé que chegou a ter mais de mil votos para vereador, nas pesquisas internas, mas vê a campanha desidratar com o passar dos dias. Umas campanhas pegam fogo já no início, outras consolidam-se durante todo o processo, outras disparam no final. Tem muito fogo de palha. E outra, tem gente que aposta em determinado candidato entupir a urna de sufrágios, sendo que, no domingo da eleição, ao fechar a conta, fará pouco mais de duzentos votos.

Grenal
No grenal sepeense, a disputa entre as chapas de João Luiz Vargas e Marcelo Ellwanger é jogo jogado. Dificilmente haja movimentação violenta de eleitores de um lado para o outro. O que acontece agora, em geral, não é a tal virada de voto, e sim a busca por eleitores indecisos. Estes, na verdade, só escolhem o candidato na antevéspera da eleição.

70%
Mais de dois terços dos eleitores, em geral, ainda não escolheram candidato a vereador. Isso porque a eleição proporcional é diferente da disputa majoritária. Com esse mar de indecisos, o trabalho dos candidatos a vereador até a última hora pode definir uma eleição. Diferente da campanha majoritária, onde o crescimento é sempre lento, uma eleição para vereador bem organizadinha consegue virar o jogo na última hora.

Pesquisas
A direção nacional do PP mandou para o vereador Gilvane Moreira R$ 21,5 mil para sua campanha para vereador. Vinculado ao deputado federal Afonso Hann, Gilvane sempre é uma das apostas do partido.

Zero Diária
O vereador Tavinho Gazen, do PDT, fez um pedido de informação do número e valores de diárias tiradas pelo prefeito João Luiz Vargas durante este mandato. A resposta é zero diárias, e zero reembolso de passagens de ônibus ou aéreas, quando viaja para qualquer lugar, incluindo Brasília.

 532 Visualizações,  6 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *