Sem sobra

Colunistas Geral

Na matemática de quem entende de política, e levando a crer que há muitos partidos que buscam, por fora, vagas remanescentes, só vai ter vereador em 2025 o partido ou federação que conseguir os mais de mil votos do coeficiente eleitoral. Não haverá espaço para sobra. Fora os maiores que elegeram vereador sem precisar contar com sobras (PP, PDT e MDB), correm para conseguir vaga PSB, PSDB, Solidariedade, PT, Novo e Cidadania. Olhando o estilo de cada campanha, já dá para sentir que a briga vai ser disputada.

Propostas
Algumas propostas de prefeitos e vereadores chegam a ser piada de mal gosto, e outras mostram o despreparo de quem está colocando seu nome na disputa eleitoral. Um dos casos é o do candidato Marcelo Ellwanger, do PP, que garantiu que a partir de 2025 vai começar a distribuir remédios nos postos de saúde, como acontecia antigamente. Ocorre que a prática foi declarada ilegal, pelo Conselho Federal de Farmácia em 2023, através da orientação técnica nº 23010048/2023. A prática contraria a lei federal nº 13.021/14 e o decreto nº 85.878/1981.

Remédio vencido
Em reunião dia 23 de janeiro de 2023, a vigilância sanitária indicou que havia fragilidade na distribuição de remédios nos postos de saúde, por parte da Prefeitura de São Sepé, que ocasionavam desperdício de dinheiro público e elevada quantidade de medicamentos vencidos pela falta de controle de estoque e precariedade no acondicionamento dos remédios. Para funcionar, deveria ser contratado um farmacêutico para cada unidade de saúde, que, pelo que dizem, é um custo que a Prefeitura não tem como arcar.

Marqueteiro
O up da campanha do PP na semana que passou foi o ingresso do bispo Quirmair Corrêa como comunicador da chapa majoritária. O novo marqueteiro é articulado e faz sucesso nas redes sociais, com publicações que interagem com o público jovem e dão dinamismo para a campanha. Além de figurar nos vídeos da internet, Quirmair – que já foi bem votado como candidato a vereador – é apresentador do Pod11, o programa de rádio que a chapa PP-PSB usa para apresentar suas propostas.

Quem tem padrinho não morre pagão
O PSB está com força total na campanha de Marcelo Ellwanger e Rodrigo Ferreira, na coordenação política e na definição das estratégias. Quem ganha com isso, além de Marcelo que não tinha traquejo político e está debutando em candidaturas, é o candidato Claudiocir Ferreira, tio do candidato a vice-prefeito Rodrigo. A brasa, indiretamente, sempre esquenta mais o assado de quem está colado na majoritária. Um exemplo disso foi em 2020, quando Kéio Santos concorreu a vice-prefeito, e catapultou seu filho para uma votação histórica de 723 votos como vereador.

Estratégico
Com a estratégia do Solidariedade, partido da dupla Kéio Santos e Marcelo Santos, a Câmara de Vereadores poderá ter, pela primeira vez, dois vereadores que são pai e filho. No passado, isso aconteceu com irmãos, quando Xuxa Ineu e Elias Ineu elegeram-se vereador.

Desbicado
Tem vereador, candidato à reeleição, que anda desbicado nesta campanha. A falta de apoio do partido, ou de algum figurão da cúpula, é sempre o motivo da tristeza.

 1,080 Visualizações,  5 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *