Discursos de Baixo Nível

Colunistas Geral

Nos últimos dois dos três comícios realizados pelo PP (teve um ontem à noite), o tom dos discursos ficou bem distante do que se espera dos tradicionais tribunos conservadores da antiga Arena e da velha direita. Um dos orgulhos do PP é sua ética nas eleições, mas o candidato Marcelo Ellwanger chamou os adversários de “gentalha”, enquanto Claudiocir Ferreira, candidato a vereador, referiu-se aos ex-colegas da Prefeitura como “vagabundos”. Essas posturas desencadearam uma série de ataques nas redes sociais, com ambos os lados trocando ofensas, inclusive envolvendo questões pessoais de candidatos e seus apoiadores.
Apoio Definido – Assim como em 2020, quando Filipe Ilha, hoje candidato pelo partido Novo, declarou apoio a João Luiz Vargas, nesta eleição o polêmico empresário, conhecido por sua mobilização online, já anunciou que seu apoio para prefeito será dado a Marcelo Ellwanger. Durante uma carreata do partido Novo, vários pepistas tradicionais também declararam voto ao jovem liberal. Filipe, defensor da direita, percebe um crescimento de sua base eleitoral ao se alinhar com a oposição a João Luiz Vargas, um conhecido político de centro esquerda.
Estratégia do PP – Nos bastidores, comenta-se que o PP prefere que Filipe Ilha, do partido Novo, seja eleito vereador para liderar uma possível oposição a João Luiz Vargas, caso o prefeito seja reeleito. Atualmente, o PP conta com três vereadores no legislativo, mas isso não tem sido suficiente para a oposição desejada pela cúpula do partido. O núcleo mais estratégico acredita que, se as críticas ao governo fossem mais firmes, a reeleição de João Luiz Vargas seria mais difícil.
Acordo Mantido – Os dois comícios de ontem quase foram cancelados. Um acordo bem negociado, sugerido pela juíza eleitoral e pelo promotor eleitoral, com a participação dos representantes dos partidos, conseguiu apaziguar os ânimos. Até o fechamento desta edição, os eventos estavam mantidos, com a expectativa de serem os maiores de ambas as campanhas. Pelo clima entre os representantes, o nível dos discursos também foi mais civilizado e republicano.
Projeção para as Vagas – Uma previsão curiosa para as eleições: apenas PP, PDT e MDB deverão eleger vereadores por vagas diretas, ou seja, só esses três partidos conseguirão superar a marca de 1.250 votos. A expectativa é que sete cadeiras da Câmara sejam ocupadas diretamente. As outras quatro serão distribuídas pelas sobras, preenchidas pelos partidos com melhor desempenho. Não é impossível, portanto, que a próxima legislatura tenha seis diferentes bancadas representadas.
Votação Fragmentada – É improvável que o vereador ou vereadora mais votado ultrapasse os 650 votos. Com tantos candidatos e partidos na disputa, o eleitorado está altamente fragmentado. Isso significa que as últimas vagas podem ser decididas por uma margem de menos de dez votos.
Boa Eleição – Com paz e sabendo de que o voto é fundamental para a Democracia, o degas aqui deseja boa eleição a todos. E que o que vença faça um bom governo para não decepcionar os eleitores.

 430 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *