O vereador eleito Claudiocir Ferreira, do PSB, manifestou ao colunista sua insatisfação ao ler a notícia urgente da Palavra Afiada, que indicava possibilidade de recomposição na distribuição de vagas da Câmara de Vereadores. Foi falado Santa Maria, Canoas, Ijuí e Porto Alegre, onde os suplentes andam fazendo contas por uma boquinha nos parlamentos municipais. Nas palavras do político, o texto causou tristeza a amigos e familiares, uma vez que, na redação feita pelo degas aqui, dava a entender que a cadeira de Claudiocir a partir de 2025 no Legislativo estava balançado. Bem verdade, o tema gerou certa curiosidade, e alguma informação mal redigida pode ter gerado confusão. Pelo que se saiba, e acredito que não haja muita água para rolar embaixo dessa ponte, não há questionamento por recálculo de vagas proporcionais em São Sepé. Amigos e familiares de Claudiocir, portanto, podem dormir tranquilos.
Mexeu com Amigos II – Ainda que tenha ficado magoado com o textículo da Palavra Afiada que indicava ações para recontagem de vagas em municípios gaúchos, o vereador eleito Claudiocir Ferreira não sentiu remorso em ter ido para um comício destilar discurso de ódio contra o prefeito João Luiz Vargas e sua equipe. “Vagabundos”, “Canalhas”, “Sem Vergonha” e “Muçuns” eram palavras constantes no palanque que atacou inclusive o pessoal do Poder Judiciário. No calor da hora, o político não mediu palavras para atacar adversário. Pelo que o degas aqui conhece da vida nas cidades pequenas, o fato deve ter deixado muito amigo e familiar do prefeito triste também.
Bom de Voto – Embora tenha beliscado umas das últimas vagas na Câmara de Vereadores, os 392 votos de Claudiocir Ferreira são a prova que o PSB formou bem a base. Político que trabalhou nas causas que seu partido trabalhou, atualmente a dupla Rodrigo Ferreira – eleito vice – e Claudiocir são os expoentes da sigla.
Conselheiro – Paulinho Nunes, ex-vereador, antes figura que protagonizada as eleições do PSB – depois de passagem relâmpago pelo PT – atua mais nos bastidores e como conselheiro da família Ferreira.
Eleição – Tem eleição de segundo turno em dezenas de municípios brasileiros. Pelo que parece, mais uma vez a direita vai tomar conta dos governos. Isso, sem dúvida, deverá ser pauta dos debates das esquerdas, tanto nos municípios, quanto na esfera estadual.
Fora Ciro – Ficou para novembro a decisão do PDT em expulsar ou não o ex-governador Ciro Gomes. De acordo com informações do jornalista Pedro Venceslau, da CNN Brasil, uma ala significativa da legenda defende a expulsão de Ciro, em meio à reorganização partidária e discussões sobre federações e fusões para as eleições de 2026. Mas não só. Ciro quer distância do PT, de Lula e o governo federal, enquanto o PDT tem ministro no Planalto e seu irmão Cid Gomes é a esperança do PT no Nordeste.
Agendada – O primeiro embate entre vereadores eleitos/reeleitos está agendada entre Filipe Ilha, do Novo, e Renato Rosso, do PP. Pelo que parece, essa é a primeira de outros embates agendados para 2025.
Em dia – O João Luiz Vargas, do PDT, garante que entrega as contas da Prefeitura em dia para Marcelo Ellwanger. Além disso, o prefeito vai criar – a partir da semana que vem – uma mega operação de limpeza e manutenção de vias. Com o tempo ajudando, as equipes de trabalho da Secretaria da Infraestrutura poderão dar um gás, corrigindo um problema que se arrasta desde as enchentes de maio.
257 Visualizações, 1 Hoje