Nesta quarta-feira (29/10), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de São Sepé desencadeou a Operação Exitium, a fim de combater o tráfico de drogas e associação criminosa na cidade de São Sepé.
Vinte e cinco pessoas foram presas. Durante a ação, houve apreensão de crack e cocaína, dois carros e uma moto.
Foram cumpridas 74 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão e apreensões de veículos nos bairros Tatsch, Santo Antônio, Pontes, Londero, Kurtz, Vitória, Santos, Centro, Cristo Rei e Auto do Posto, além dos mandados que foram cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Tramandaí, Santa Maria e Vila Nova do Sul. Na cidade de Charqueadas houve cumprimento de mandado de prisão e de busca na Penitenciária Estadual Modulada de Charqueadas.
Além dos mandados no Estado do Rio Grande do Sul, também foram cumpridas ordens judiciais no Paraná, nas cidades de Quedas do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste.
A investigação desenvolvida pela Delegacia de Polícia de São Sepé teve início no mês de agosto de 2023. Inicialmente foi autorizada judicialmente e implementada a interceptação telefônica dos alvos, onde foi possível colher vasta produção de prova que revelou um comércio ativo, reiterado e organizado de substâncias entorpecentes no município de São Sepé. Aliado à interceptação telefônica realizada, no início do mês de março ocorreu uma tentativa de homicídio na cidade entre indivíduos com ligação com o tráfico de drogas que entraram em disputas por pontos de venda, que resultou na denominada Operação Eclipse, onde o setor de investigação teve êxito em cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências de três dos investigados, localizando grandes quantidades de drogas e armas e apreendendo aparelhos telefônicos dos criminosos. Pouco mais de um mês, após a Operação Eclipse e apreensão das armas e drogas, a Brigada Militar localizou, no bairro Vitória, um foragido do sistema prisional, aliado à liderança, oriundo de Gravataí. Além da arma e munições, também foi apreendido o aparelho telefônico do foragido.
Por meio da extração dos aparelhos apreendidos, foi possível mapear a forma de atuação da organização criminosa, bem como demonstrar pelo menos 35 integrantes ligados aos dois líderes. Durante a investigação, foi verificada uma extensa conversa entre a liderança e um dos seus aliados, onde trocavam mensagens sobre o funcionamento do tráfico de drogas na cidade, sendo possível identificar grande parte dos criminosos ligados à organização, a forma como os líderes determinam a logística para que a droga chegue até os criminosos responsáveis pela venda direta, quantificar o volume de drogas e armas que a organização criminosa transaciona na cidade, bem como a capacidade financeira do grupo na compra de grandes remessas de drogas.
Toda essa logística é traçada e determinada por um indivíduo oriundo de Canoas, sendo este considerado uma liderança da organização criminosa da região metropolitana, em São Sepé.
Grande parte dos investigados já possuem antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico, formando uma grande estrutura de criminosos voltados ao crime na cidade. Por esse motivo, esta operação foi batizada com o nome Exitium, em alusão a desestruturar, desmantelar, destruir a célula criminosa que tenta se instalar na cidade.
Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros crimes.
A operação foi coordenada pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé e contou com apoio de policiais civis das cidades de Santa Cruz do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Porto Alegre, Tramandaí, Vila Nova do Sul, São Gabriel, Santiago, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Santa Maria, Itaara, Restinga Sêca, Agudo, Pinhal Grande, São Pedro do Sul, Nova Palma, Tupanciretã, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Dona Francisca, Silveira Martins e Ivorá, além do Canil do 2º Batalhão de Polícia de Choque de Santa Maria.
452 Visualizações, 1 Hoje