Pelo Brasil à fora, começam a pipocar processos de “candidaturas laranjas” nas eleições municipais. Com a exigência de ter que lançar mulheres na disputa para vereador, os partidos acabam buscando gente que aparece na lista só para figurar. Em São Sepé, a baixa votação de algumas mulheres levantou dúvidas sobre a real participação delas na eleição. Uma das candidatas sequer votou nela própria. Isso porque no registro de candidatura no TSE apresenta sua sessão de votação, e lá não apareceu nenhum voto pra ela. No total, fez pouco mais do que os dedos da mão.
Pomares II
Não tem sido fácil analisar as candidaturas femininas em São Sepé. Uma candidata, dias antes da eleição, chegou a peticionar no Cartório Eleitoral renunciando a candidatura, mas depois – ao que se sabe – desistiu de desistir. Embora tenha sido candidata com votação inexpressiva, seu partido acabou apoiando a campanhas política com dinheiro público do Fundo Eleitoral.
Aliás
A partir de agora, o TSE começa a julgar as prestações de contas dos políticos de 2024. Além de candidaturas laranjas, o tribunal e o Ministério Público também estão de olho nas doações laranjas, ou seja, aquelas feitas por uma pessoa em nome de outra pessoa.
Transição
Começou nesta sexta-feira a primeira reunião da transição dos governos de João Luiz Vargas e Marcelo Ellwanger. O grupo do prefeito eleito, coordenado pelo dinâmico dr. Claudinho Amaral, trabalhará em um espaço cedido, e vai conseguir informações do andamento dos projetos e ações da Prefeitura.
Bloco na Rua
A equipe da Secretaria da Infraestrutura está com o bloco na rua para recuperar ruas e estradas até dia 31 de dezembro. A chuvarada deixou tudo intransitável, e o prefeito João Luiz Vargas está preocupado com o plantio que começa nas próximas semanas. Além da equipe própria da Secretaria da Infraestrutura, a Prefeitura trabalha com terceirizados na capina e nos serviços de máquinas.
Ponte do Passo do Fraga
Depois de virar fofoca nas redes sociais, a recuperação da ponte do Passo do Fraga já tem processo aberto para execução das obras. Os projetos, que foram contratados através de licitação pública, apresentam solução para um problema que existe desde quando a ponte foi construída: as fundações e ancoragem da estrutura serão reforçadas para evitar o desgaste nas cabeceiras, que volta e meia exigiam manutenção e reaterro.
Dinheiro Depositado
As obras que estão em licitação na Prefeitura provavelmente iniciarão antes do final do ano. Mas o governo municipal, em todas elas, já deixou dinheiro vinculado no caixa para que os serviços não sejam paralisados, como aconteceu com o Ginásio Ubirajara Ferreira, anos atrás.
Desemprego
A taxa de desemprego do Brasil foi de 6,4% no 3º trimestre de 2024. Trata-se do menor número para o período da série histórica, iniciada em 2012. A taxa caiu em relação ao segundo trimestre, que foi de 6,9%. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado ontem.
Base Forte
Mantendo a bancada na Câmara de Vereadores, o MDB segue sendo relevante no xadrez político local. A próxima eleição da mesa diretora do Legislativo passa pelo controle dos doutores Maninho Pinto e Marcelo Neves, que deverão articular a maioria. PDT e PP com seus três vereadores, e Filipe Ilha, do Novo, são as outras peças no tabuleiro.
Andando
O prefeito eleito Marcelo Ellwanger, do PP, tem ido aos eventos de futuros gestores. A preparação é necessária, para conseguir começar o 2025 com força.
369 Visualizações, 4 Hoje