A Câmara de São Sepé aprovou na noite desta terça-feira, 11, o PL 023/2021 de autoria do Executivo, que altera a lei municipal nº3. 953 de 21/10/2020 que colocava como obrigatório a utilização de recursos da venda da área de imóvel da prefeitura para a aquisição de outra área para a construção de um novo distrito industrial.
De acordo com a exposição de motivos do projeto, a prefeitura justificou que não é prioridade no momento a compra de um novo espaço destinado a área industrial, visto que há outros investimentos emergenciais e que podem trazer retorno mais imediato ao município. Com isso, o executivo tem a intenção de instalar um sistema solar fotovoltaico no telhado do Ginásio de Esportes Nery Bueno Lopes para abater o consumo próprio do local e de outros prédios públicos da administração.
Uma simulação feita no Portal Solar para ser utilizada como base para analisar a viabilidade técnica e financeira do investimento constatou que com o recurso da venda do imóvel é possível instalar um sistema de 90,7 kWp para uma geração média de 10.036,5 kWh/mês, trazendo uma economia anual de R$ 102.212,82 reais. O investimento retornaria em aproximadamente três anos só com a economia nas contas de energia de prédios públicos do município.
O PL foi aprovado por nove votos a um. O vereador Humberto Stodutto (PP) votou contrário alegando que no corpo do projeto não constava a destinação do recurso. “Não concordo que seja dessa forma, se fosse necessário depois poderia ser feita uma alteração, por essa razão meu voto é contra”, alegou ele. Já o vereador Tavinho Gazen (PDT) defendeu que não se pode vincular receita com a despesa. “Ainda sim está manifestado na exposição de motivos do projeto a intenção da prefeitura com o dinheiro arrecadado na venda do imóvel”, disse o vereador.
Câmara de Vereadores de São Sepé
Mateus Friedrich Barreto/Jornalista
MTB/MT: 0002019
294 Visualizações, 2 Hoje