Palavra Afiada

Colunistas Geral

Governador Novo – O governador Delegado Ranolfo Vieira, do PSDB, assumiu a vaga deixada por Eduardo Leite, que quer voar mais alto nesse ano. Ainda não se sabe se Leite concorrerá a deputado federal, senador, vice-presidente ou presidente. Pelo caminho, o agora ex-governador deixa algumas promessas não cumpridas, como o depósito da maioria dos recursos do programa Avançar, garganteados nas prefeituras desde 2021, e outras ações políticas que tem rejeição dos municípios, como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, pedido em janeiro e até hoje em análise, e a privatização da CORSAN.


Prefeito Novo – O município vizinho de São Gabriel tem prefeito novo desde ontem, quando o jovem Lucas Menezes, filho do grande líder trabalhista Glei Menezes, ex-prefeito de Rosário do Sul. Na posse de Lucas, Glei e o prefeito João Luiz Vargas, de São Sepé ciceronearam o jovem prefeito até o Palácio Plácido de Castro, que é sede do Governo Municipal.


Rossano pré-candidato – O agora ex-prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, do PL, vai concorrer a deputado federal. É o que diz o ministro Onyx Lorenzoni, pré-candidato a governador, e o líder da bancada gaúcha, Giovani Cherini. Pela análise do cenário da região, Rossano tem grandes chances de eleição, principalmente pelo vácuo existente na região Centro Fronteira do Rio Grande do Sul. Político experiente, com cinco mandatos de prefeito, o gabrielense foi deputado e fez bastante voto em São Sepé na eleição que disputou, em 2006.
Reeleito – O sepeense Edemundo Gressler foi reeleito para presidir a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, na quarta-feira. O produtor rural, que já foi vereador, é exitoso na função. Pelas mãos de Edemundo, dezenas de políticas públicas para o agronegócio são desenhadas e apresentadas ao Governo Federal. É, sem dúvida, um grande orgulho para São Sepé.


Renúncias – O dia de ontem foi de renúncias: Eduardo Leite abriu mão do governo estadual, para disputar a eleição nacional, Rossano Gonçalves renunciou ao cargo de prefeito, para uma disputa a deputado, Sérgio Moro, ex-Podemos, renunciou ao cargo de presidenciável do partido, para filiar-se ao União Brasil, e tentar uma vaga como deputado federal em São Paulo ou no Paraná. Hoje a amanhã prometem ser dias de movimentação política também.
Fogo no Parquinho – Um dos vereadores do PP prometeu por fogo no parquinho na sessão desta semana, com a tal polêmica da renovação das contratações temporárias de monitores de abrigo para a Casa de Passagem. Os vereadores da oposição reprovaram a ideia por acharem mais adequado chamar essas vagas do banco de concursados. A Prefeitura argumenta que não tem como chamar, porque esse cargo não existe no último concurso. O argumento têm lógica.


Inchada – Para que a Prefeitura possa melhorar o valor da remuneração dos funcionários, com reposições, já que o limite com “pessoal” está no teto, a única coisa que se pode fazer é eficientizar a máquina. Para isso, o diretor do Escritório de Governo Gabriel Leão está fazendo um desenho de otimização e rearranjos de servidores. O plano é de médio e longo prazo, mas procura sanar um grave erro estrutural que a Prefeitura têm, culpa de anos e anos de mesmice: verificar quais são as reais demandas de mão-de-obra e realocá-las de forma estratégica. Desde que o mundo é mundo, a Prefeitura só vai chamando pessoas nos cargos que ficam vagos, não atualizando carreiras e atribuições.


Vai ter Vale -A implantação do Vale Alimentação, que era um pedido histórico dos servidores municipais, já entrou na conta dos servidores esse mês. Aliás, na Câmara de Vereadores, o prefeito João Luiz Vargas estendeu o pagamento aos conselheiros tutelares. Criado para valorizar e melhorar a renda do servidor, o Vale Alimentação injeta, desde fevereiro, quase R$ 200,00 na economia local, movimentado em mercados, restaurantes, açougues e fruteiras.

 2,680 Visualizações,  4 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *