Principais causas de acidentes de trânsito

Colunistas Geral

O fator humano responde por 90% dos acidentes de trânsito. Os cuidados com a saúde física e mental são fundamentais para garantir a segurança de todos no trânsito, por isso existem as avaliações médicas e psicológicas regulares, previstas em lei, durante os processos de formação dos condutores. Além de avaliar a aptidão para dirigir, esses exames ajudam a detectar precocemente muitas doenças graves, sendo para muitos Brasileiros, a grande oportunidade de contato com um profissional da saúde.

O uso de drogas, lícitas ou ilícitas, durante ou depois dos exames, poderão levar a graus variáveis de sedação residual e provocar amnésia anterógrada, afirma o médico cirurgião e médico de tráfego Rui Lafaiete Brasil Junior. É possível, assim como o paciente sob efeito de álcool, perder a consciência, reflexos e memória, alerta o médico. De acordo com o médico, pacientes que recebem sedativos, devem evitar dirigir, assim como, manusear qualquer tipo de máquina ou realizar outras atividades que exijam atenção.

O período de efeito desses medicamentos varia de oito a doze horas e, por isso, o paciente que faz uma endoscopia, deve obrigatoriamente, estar acompanhado por outra pessoa legalmente capaz para responder pela responsabilidade na condução do paciente medicado.

A relação desses medicamentos com contraindicação é muito grande, no entanto, os mais usados são: Os antidepressivos, ansiolíticos, sedativos, antialérgicos, anticonvulsivantes, analgésicos, opióides e medicamentos que reduzem a glicose no sangue. Todos estes medicamentos podem provocar efeitos como a sonolência, alteração da atenção, redução dos reflexos e aumento do tempo de reação.

Segundo o médico Alisson Coimbra, especialista em medicina de tráfego, os efeitos variam de acordo com cada pessoa e dependem da dosagem de cada paciente. É muito importante que os condutores de veículos tenham estes cuidados antes de pegar o veículo e sair principalmente em rodovias de longos trechos.

Portanto, aí estão algumas das principais causas deste elevado número de acidentes que o Brasil registra anualmente. Já chegamos a registrar em torno de 60 mil mortos por ano no Brasil, isso não dá para aceitar, embora esse número tenha caído para 36 a 40 mil anualmente, mesmo assim, o Brasil é considerado pelos especialistas em trânsito como sendo um país de trânsito muito violento.

 607 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *