O Governo do Estado do Rio Grande do Sul – por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Emater/RS e Prefeitura de São Sepé, assinaram um convênio para construção de microaçudes no município.
Serão 12 açudes em propriedades de pequenos agricultores, cadastrados no Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, que demonstraram interesse em receber a obra.
Com isso, serão construídos açudes nas localidades de Tupanci, Cerrito do Ouro, Passo dos Freires e Alto do Posto – abrangendo os locais mais altos ou distantes da sede do município, consequentemente alguns dos locais mais atingidos pela estiagem 2021/2022 e de maior dificuldade de abastecimento das famílias, criações e plantações.
Os açudes serão construídos dentro das normas técnicas de engenharia e terão em média 1.000 m². Cada obra terá custo médio de R$ 9.550,00, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 115.000,00 no município.
A seca de 2021/2022 foi uma das maiores da história recente, com grandes perdas.
O Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, eixo estratégico irriga + RS, é focado em pequenos agricultores familiares enquadrados no PRONAF. Em São Sepé serão 12 famílias beneficiadas.
172 Visualizações, 2 Hoje