Política da semana

Colunistas Geral

Emocionante
Foi emocionante a Feira do Livro de São Sepé. A homenagem a escritores, jovens alunos e ao patrono, Afif Jorge Simões Neto, rendeu momentos de histórias que ficarão, certamente, na memória do público. De longe, foi a Feira do Livro que mais interagiu com a comunidade, na proposta bem bolada pela Fundação Afif Jorge Simões Filho e pela Secretaria Municipal da Educação. A criatividade de Fernando Vasconcellos e sua equipe, somada ao trabalho profundo de encabeçado pela secretária Marcia Aires, deu um “tchan” ao evento, que seguirá vivo, na proposta pedagógica de utilizar edições locais, como os livros “Bem Vindo a São Sepé” e “O Menino Chima” nas turmas escolares da rede municipal.

Ano da Educação
O prefeito João Luiz Vargas já anunciou: 2023 será o Ano da Educação na Prefeitura de São Sepé. Diversos programas e projetos estão sendo costurados para melhorar os indicadores da educação sepeense, que não é lá essas coisas. Dentro da política de recuperação do setor, o Governo Municipal prometeu iniciar o pagamento da dívida que o Município tem com os professores. A conta, herdada das administrações de 2008 até hoje, é de cerca de R$ 20 milhões. Na análise de alguns técnicos, como dinheiro público é um cobertor curto, se direcionar esse dinheiro diretamente para a conta dos professores, vai faltar recursos para atendimento de outras áreas, como Saúde e Infraestrutura. Tirar esse coelho da cartola da falta de recursos é o desafio de João Luiz Vargas para terminar o mandato.

Premiada de novo
Depois do Troféu Ouro em Desenvolvimento Econômico, pelas políticas de fortalecimento das empresas locais, com o Programa Juro Zero, treinamento de mão de obra e capacitação de empreendedores, a Prefeitura de São Sepé ganhou mais uma premiação nacional. Na semana passada, em Brasília, o diretor do Escritório de Governo Gabriel Leão recebeu premiação do Instituto Brasileiro Gestão por Resultados. O município está entre os melhores do Brasil em evolução dos Índices de Gestão Municipal – IGM, do Conselho Federal de Administração – CFA.

Média Baixa
O que ajudou São Sepé a saltar positivamente no ranking de indicadores do Conselho Federal de Administração foi a baixa atenção a estes parâmetros quando o diretor Gabriel Leão assumiu o setor. Moderno, atualizado e inteligente, Gabriel é uma revelação entre os quadros técnicos da Prefeitura. Antes guiado por Jonas Lopes, um experiente e tradicional quadro do serviço público, a nova Secretaria da Fazenda de São Sepé aposta na inovação e políticas de controle que fizeram a arrecadação subir e os gastos caírem.

Vergonha Alheia
Sabe as pessoas que estão, até agora, na frente de praças e quartéis esperando uma revolução armada capitaneada por Jair Bolsonaro? Estou com pena deles. Isso porque, seu líder, os deixou chupando o dedo, sem mover uma palha contra o que chama de Ditadura do STF. Em um Brasil dividido, caso Bolsonaro tivesse ganho a eleição, tenho certeza que Lulistas estariam fazendo a mesma coisa. Pobre Brasil, que chegou ao ponto de não ter mais energia para fazer uma união nacional objetivando diminuir a miséria e voltar a crescer.

Meia Boca
O Ministério da Defesa divulgou, na manhã de ontem, uma nova nota a respeito da fiscalização do sistema eletrônico de votação feita por militares: a análise não excluiu a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, embora não tenha apontado irregularidades. É a análise meia boca, que diz que não teve, mas não garante que não poderia ter tido.

Fazendo Pouco Caso
Na avaliação fria do cenário político por parte do degas aqui, embora grandes e históricas conquistas do Governo Municipal, existe pouco reconhecimento ao trabalho dos agentes políticos e servidores da Prefeitura. O engajamento para implementação de novas políticas públicas é quase nulo. E o governaço que está sendo feito não está sendo observado pela comunidade. Do ponto de vista prático, cabe aos dirigentes do município avaliar se está correto o jeito de governar, para ter a maior aprovação popular possível, e, com isso, melhorar efetivamente a vida dos sepeenses.

 295 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *