Novembro Azul no trânsito

Colunistas Geral

Os órgãos de trânsito também estão empenhados nas diversas campanhas educativas e de conscientização para a melhoria da saúde da população. Recentemente tivemos a campanha do Outubro Rosa com ampla divulgação institucional sobre os riscos do câncer de colo e de mamas nas mulheres, agora é a vez dos homens e a prevenção do câncer de próstata. Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. “O homem brasileiro precisa se tornar consciente de sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica com o médico”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Sebastião Westpha.
Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si, é um dos lemas da campanha do Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele é muito preocupante. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que a incidência este ano seja em torno de 68.220 casos registrados no Brasil. Isso quer dizer, que a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil. Em 2015, tivemos 14.484 óbitos de câncer registrados.
A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente terão maiores chances de cura. “O câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existe”. O principal fator desse alto índice de cura é o diagnóstico precoce e exames de rastreamento do câncer. O medo e o preconceito de alguns homens ainda tem sido a maior causa do enfrentamento desse problema, mas felizmente o número de procura e consultas tem aumentado, o que representa uma melhor conscientização dos homens. Atualmente cerca de 14% dos casos diagnosticados têm sido descobertos com muita rapidez e isso aumenta as chances de cura.
“A melhor forma de vencer o medo é dividir informações”. Homens a partir de 50 anos de idade, principalmente se tiverem fatores de risco (Histórico familiar da doença em pai, irmão ou tios, raça negra ou obesidade mórbida) devem fazer os exames de toque retal, porque é o mais seguro. Já tivemos casos de PSA baixo e com elevado desenvolvimento do câncer de próstata, que só foram possíveis diagnosticar com o exame de toque retal.
Por fim: A imprensa, todos os meios de comunicação e as próprias campanhas educativas de trânsito têm assumido esse papel fundamental de conscientização dos homens para a importância da prevenção ao câncer de próstata.

 2,345 Visualizações,  1 Hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *