Em reunião em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira, dia 11, o prefeito João Luiz Vargas deliberou a liberação para investimentos na perfuração de dois poços artesianos, para abastecimento de comunidades rurais. Conforme o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, o município recebeu uma parcela do recurso, e o restante será liberado nas próximas semanas.
O projeto técnico já autorizado para execução pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente contempla a perfuração e instalação de um poço de água potável na comunidade do Passo do Fraga. “É uma zona sensível à seca, onde temos dificuldade de abastecimento das pessoas. A estiagem prejudica a produção, mas também o consumo humano”, disse João Luiz.
Desde 2021, a Prefeitura de São Sepé tem investido na construção de poços, proteção de nascentes e construção de microaçudes. Em parceria com a CORSAN, as comunidades do Bairro Zenari, Vila Block, São Cristóvão e Vila Schirmer receberam tubulação para distribuição e regularização das redes de água (conforme a imagem). Agora estamos focando nas comunidades do interior. “A prioridade é o saneamento básico, tentando universalizar o acesso ao sistema de abastecimento de água. Não queremos nenhum sepeense prejudicado pela falta de água, e não pouparemos esforços para atender 100% das famílias”, prometeu João Luiz.
A localidade a ser beneficiada com a perfuração do outro poço, cujos recursos virão ainda este mês, será escolhida por critérios técnicos. Os trabalhos, na Prefeitura, são coordenados pelos Secretário Adjunto de Infraestrutura, Pedro Renato Silveira.
297 Visualizações, 1 Hoje