As Políticas Públicas de Saúde visam melhorar as condições de saúde da população como um todo. São definidas como um conjunto de medidas estabelecidas pela gestão em saúde para melhorar questões relacionadas à saúde e qualidade de vida, visando o bem-estar da população. Isso inclui ações de serviços de atendimento, proteção e promoção da saúde.
Os modelos de atenção e gestão à saúde representam a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas em resposta às necessidades da população. É importante perceber que as políticas públicas atuam garantindo que os direitos assegurados na Constituição sejam efetivamente cumpridos.
Neste contexto, na última sexta-feira, 17 de março, a Secretária da Saúde Carla Pinto, juntamente com a Secretária Adjunta Claret Rejane Neves, a Coordenadora das Políticas Públicas de Saúde Enfª. Suzane Corrêa e as Enfermeiras Coordenadoras das Políticas Públicas Municipais, realizaram um encontro com profissionais do Estado, representados pela 4ª CRS, a Coordenadora da Política de Pacientes Crônicos e Idosos Patrícia Almeida e a Coordenadora da Atenção Primária e Nutrição e Alimentação Marcelli Dall’Asta, com o intuito de conversar sobre o desenvolvimento das ações em saúde que já estão sendo realizadas pelo município, e discorrer e pactuar as próximas ações a serem desenvolvidas.
Importante lembrar que, além do monitoramento e execução dos indicadores de saúde Federais, Estaduais e Municipais, as ações de promoção e prevenção em saúde das Políticas Públicas Municipais são organizadas entre:
Saúde da Criança; Políticas das Equidades; Saúde da Mulher; Atenção Básica; Alimento e Nutrição; Saúde Mental; Humanização; Educação Permanente em Saúde; Saúde do Homem; Saúde Bucal; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Saúde do Idoso; Doenças e Agravos não Transmissíveis; Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e Tabagismo.
“O desenvolvimento das Políticas são ações que estão em constante construção e serão vistas pelos usuários ao longo desse processo, estamos trabalhando para proporcionar uma saúde pública de qualidade à população”, destacou a Secretária.
183 Visualizações, 1 Hoje